UFSCar encerra primeiro módulo de curso sobre o tema
São Carlos
Terminou no dia 23 de setembro o curso "Formação de Educadores em Educação Prisional", promovido pelo programa de extensão da UFSCar "Educação de Jovens e Adultos privados de Liberdade". O curso foi realizado em três encontros, que debateram a qualidade da educação oferecida dentro das unidades prisionais brasileiras.
As atividades foram coordenadas por Elenice Maria Cammarosano Onofre, docente do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Participaram da atividades 54 gestores e educadores prisionais, vinculados à Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), responsável pela educação nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Representantes das secretarias de educação dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte também participaram da atividade.
Para Elenice Onofre, o curso atingiu o objetivo de oportunizar espaço para a reflexão e a troca de experiências desenvolvidas no âmbito da educação prisional. Para ela, além do trabalho, a educação é um instrumento importante para a reinserção dos presos na sociedade e colabora para que ele não incida em novos delitos. "Aprender a ler e escrever faz com que o preso retorne à sociedade com novos conhecimentos e habilidades e também o faz se sentir melhor, com a autoestima mais elevada", afirma a professora.
Silvio Luiz do Prado, educador prisional da Funap, de Ribeirão Preto, revela que a oportunidade do curso foi importante por estreitar o contato entre os educadores e a universidade pública. "A interface com a UFSCar foi de extrema importância, por se tratar de uma instância produtora de conhecimento que abrange estudos sobre educação prisional. Junto com os conhecimentos que já temos na Funap, será possível somar os trabalhos e focar na melhoria do nosso trabalho", afirma o educador.
Para Daísy Galvão de França, representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, convidada para participar do curso, a oportunidade é fundamental para aprimorar as discussões sobre a qualidade da educação prisional brasileira. "O curso tem uma importância social, educacional e política. É um espaço ideal para trocar experiências, conhecer práticas educativas desenvolvidas em outras unidades e fortalecer a reflexão sobre o tema", afirma.
As atividades de encerramento do curso tiveram dinâmicas em grupo, palestras e apresentação de práticas educativas desenvolvidas nas unidades dos participantes do curso. Além disso, foram discutidas também propostas para o segundo módulo do curso, que deve ser oferecido a partir de 2010.
Desde 2007, a UFSCar desenvolve as atividades do programa de extensão que tem como objetivos desencadear ações voltadas para a inclusão social de jovens e adultos em privação de liberdade; organizar eventos acadêmicos que contribuam no sentido de partilhar discussões com estudiosos da área; e participar na elaboração e implementação de políticas públicas estaduais e nacionais que visem, por meio da educação, a reinserção social de jovens e adultos privados da liberdade.
27/09/2009
20:26:00
27/10/2009
20:26:00
Gisele Bicaleto
Não
Não
2695