Livro aborda método para avaliar resultados de intervenções clínicas e educacionais

São Carlos
A EdUFSCar lançou recentemente o livro "Calculando a significância clínica e o índice de mudança confiável em pesquisa-intervenção", escrito por Zilda Del Prette, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar; Adriana R. de Aguiar, pesquisadora do Grupo de Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da Universidade; e Ricardo Gonçalves de Aguiar, professor do Centro Universitário de Araraquara e da Faculdade de Direito de São Carlos. A obra apresenta um guia passo-a-passo para aplicação do Método JT, um procedimento de análise, baseado em parâmetros estatísticos, utilizado para avaliar a efetividade de intervenções clínicas ou educacionais, aplicadas a um grupo ou a um único indivíduo. O Método desenvolve a investigação a partir de dois parâmetros: Índice de Mudança Confiável (IMC), que analisa se os resultados positivos são consequência da intervenção realizada; e Significância Clínica, que verifica de que forma a melhora alcançada com a intervenção foi funcionalmente relevante para a vida do participante. Adriana Aguiar, uma das autoras do livro, aponta que o Método JT traz diferenciais importantes para análise de tratamentos e intervenções. "Alguns métodos tradicionais usam o procedimento da significância estatística, que busca saber se a diferença entre o momento antes e pós-intervenção é numericamente grande para ser estatisticamente significativa. No caso do JT, para a significância clínica essa diferença pode não ser numericamente grande, mas pode ter sido suficiente para que a pessoa atinja os padrões esperados de recuperação." O Método JT é um procedimento complementar aos métodos tradicionais, por apresentar uma proposta de investigação baseada em parâmetros diferenciados. O livro tem por objetivo divulgar o Método JT para os profissionais e promover a discussão da importância de investigar a significância clínica dos resultados das intervenções. A obra é indicada para profissionais e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas e da Saúde, em especial para aqueles que atuam diretamente com intervenções clínicas e educacionais. Além disso, o livro pode ser um material importante para profissionais da Estatística interessados nas necessidades de pesquisadores em conhecer os resultados de suas intervenções. A obra já está disponível para venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. A obra também pode ser adquirida pela Internet. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8962.
25/09/2009
9:00:00
01/11/2009
17:19:00
Gisele Bicaleto
Sim
Não
2699