UFSCar sedia evento internacional sobre prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido
São Carlos
No dia 18 de novembro, a UFSCar sedia Simpósio Internacional Interdisciplinar sobre a Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. A atividade é organizada pelos programas de pós-graduação em Psicologia e em Educação Especial e pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da UFSCar. O evento acontece para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Abuso contra a Criança (19 de novembro).
A Síndrome do Bebê Sacudido é uma forma grave de lesão cerebral, provocada pelo ricochete do cérebro do bebê dentro do crânio quando a criança é sacudida. As consequências podem ser graves, resultando em dano cerebral grave e permanente, lesões no pescoço e coluna vertebral, perda da visão e até a morte. Normalmente, a Síndrome é fruto de atos de violência contra bebês. Em momentos de irritação com o choro persistente da criança, por exemplo, pais ou cuidadores a sacodem de forma a puni-la ou fazê-la ficar quieta e acabam provocando o problema. As consequências exigem tratamentos em caráter de emergência.
O objetivo do Simpósio é apresentar estudos que são desenvolvidos sobre o tema e abrir espaço para a reflexão sobre a prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido. Participam do evento Sue Foley, do The Children's Hospital at Westmead (Austrália); Vera Moreira, do Instituto Zero a Seis (SP) e Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência, Saúde (CEIIAS, RJ); e Lúcia Williams, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e coordenadora do Laprev.
A atividade acontece das 16 às 18 horas, no Auditório da Unidade Saúde-Escola, localizado na área Norte do campus da UFSCar. O Simpósio é aberto aos interessados.
09/11/2009
14:33:00
19/11/2009
10:00:00
Gisele Bicaleto
Não
Não
2757