Aluno da UFSCar recebe prêmio por dissertação sobre Educação Étnicorracial
São Carlos
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE) Evaldo Ribeiro Oliveira foi vencedor do Concurso Nacional de Monografias sobre Educação e Diversidade, com foco em estratégias didático-metodológicas. A dissertação de mestrado de Oliveira foi premiada no eixo Educação Étnicorracial e será publicada em breve no formato de livro e CD.
A dissertação "Narrativas de Thereza Santos - Contribuições para a Educação das Relações Étincorraciais" teve o objetivo de identificar e compreender as potencialidades pedagógicas da obra de Thereza Santos para a educação das relações étnicorraciais.
A intelectual negra Thereza Santos - também teatróloga, atriz, professora, militante e carnavalesca - escreveu o livro Malunga Thereza Santos - A história de vida de uma guerreira, lançado pela EdUFSCar em 2008. Na obra, a autora faz um relato de suas experiências de vida nos diversos âmbitos de sua atuação. Selecionando trechos do livro, Evaldo Oliveira buscou compreender as contribuições da obra para a educação das relações étnicorrraciais. Seu trabalho teve como parâmetro os princípios estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, que são: consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento das identidades e direitos; ações educativas de combate ao racismo e discriminação.
O resultado do estudo de Evaldo Oliveira apontou para uma contribuição importante da obra de Thereza Santos para a educação étnicorracial. "A obra possui potencialidade pedagógica por oferecer a possibilidade de fortalecer o pertencimento e a identidade étnicorracial, a consciência da diversidade dos grupos sociais, e por colaborar para o fortalecimento de direitos, para a superação das desigualdades sociais, para a busca por justiça, dentre outras questões", aponta o estudante. Além disso, Oliveira considera que a obra de Thereza Santos é importante para difundir o conhecimento sobre a história, cultura e valores africanos e afrobrasileiros.
O Concurso de Monografias foi promovido pela Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação. A premiação será entregue no dia 10 de dezembro.
Atualmente, Evaldo Oliveira faz doutorado do PPGE da UFSCar, dando continuidade ao tema da educação das relações étnicorraciais. A dissertação premiada está disponível para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSCar.
05/12/2009
17:14:00
31/12/2009
17:14:00
Gisele Bicaleto
Não
Não
2785