Recurso é aliado na solução de conflitos relacionados ao envelhecimento
São Carlos
Projeto coordenado pela professora Márcia Pontes, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, oferece um espaço de reflexão sobre o processo de envelhecimento a partir de atividades de teatroterapia. O grupo de "Teatro espontâneo do cotidiano" é direcionado a idosos e adultos maduros e as atividades abordam aspectos preventivos, inserção social, percepção crítica quanto às implicações socioculturais do envelhecimento, estímulo à autoestima e ao autocuidado.
Como explica Márcia Pontes, a intenção dos encontros é trabalhar com os conflitos cotidianos dos participantes, como problemas de relacionamento nos âmbitos familiar e profissional, por exemplo. "Por meio do teatro espontâneo, os integrantes do grupo revivenciam seus problemas e também desenvolvem soluções ficcionais que podem contribuir para a elaboração de uma forma de resolver esses conflitos", explica a professora. Ela afirma que o recurso do teatro espontâneo estimula a criatividade dos participantes, mobilizando sentimentos e emoções e resgatando a autoestima de cada um.
Os encontros são divididos em sete momentos. No primeiro instante, são feitas colocações pessoais e é escolhido um tema a ser dramatizado. Em seguida, são desenvolvidos exercícios e jogos para ampliar a concentração e a consciência corporal. Num terceiro momento, são realizados exercícios específicos de interação grupal, com jogos dramáticos. Num quarto instante, são realizadas práticas de dramatização do cotidiano, envolvendo técnicas psicodramáticas. No quinto estágio, será proposta uma reflexão e discussão sobre o processo vivenciado. Para finalizar, os participantes fazem uma avaliação do encontro.
O grupo é aberto para pessoas em idade madura com autonomia física e mental. Os encontros são realizados todas as terças-feiras, das 16h às 17h45, na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar, na área Norte do campus São Carlos. Os interessados podem se inscrever diretamente na USE, através do telefone (16) 3351-8645.
02/03/2010
16:57:00
02/04/2010
16:57:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
2863