Dia do Bibliotecário será comemorado com produções sobre o sociólogo brasileiro
São Carlos
No dia 12 de março, acontece na UFSCar cerimônia de lançamento de produções baseadas na obra e vida de Florestan Fernandes, um dos mais importantes sociólogos brasileiros. A atividade comemora o Dia do Bibliotecário e também integra as celebrações dos 40 anos da UFSCar, completados em 2010.
A programação contará com o lançamento da obra "Florestan Fernandes: leituras e legados", publicada pela editora Global. O livro, com introdução de Maria Arminda do Nascimento Arruda, docente do Departamento de Sociologia da USP, é dividido em duas partes. A primeira traz um texto que Florestan Fernandes escreveu aos 26 anos para a tradução da obra "A contribuição à crítica da Economia Política", de Karl Marx. Além disso, há ensaios que tratam do folclore, da guerra, da cultura popular, da economia indígena, dentre outros temas. A segunda parte traz textos em que Florestan analisa a Sociologia no Brasil, a educação, o socialismo e a classe trabalhadora.
Também será lançado, na cerimônia, o conteúdo digital do Fundo Florestan Fernandes, que pertence à Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. O Fundo possui cerca de 30 mil páginas de documentos pessoais e profissionais do sociólogo. São fotos, entrevistas transcritas, correspondências, cadernos de pesquisa, trabalhos de alunos, fichas manuscritas, além de vários outros documentos doados pela família de Florestan. A partir do dia 12 de março, todos esses documentos estarão disponíveis para acesso online, através da página eletrônica da Biblioteca da UFSCar.
No ano passado, o Fundo foi reconhecido pelo programa Memória do Mundo da Unesco e considerado um patrimônio documental da Humanidade. Na cerimônia do próximo dia 12 de março, esse reconhecimento também será compartilhado com o público. Além do Fundo, a UFSCar possui as obras que compunham a biblioteca do sociólogo e um acervo com peças museológicas relacionadas a Florestan, tudo disponível para a visita do público interessado.
Na cerimônia também será exposto o retrato de Florestan Fernandes pintado pelo artista plástico Bernardino Souza Pereira. Para completar as celebrações, será realizada uma homenagem à reconhecida bibliotecária brasileira Carminda Nogueira de Castro Ferreira.
A cerimônia será realizada a partir das 16 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior da UFSCar, na área Norte do campus São Carlos. O evento é aberto aos interessados. Mais informações podem ser obtidas na BCo, através do telefone (16) 3351-8133.
04/03/2010
17:57:00
13/03/2010
10:00:00
Gisele Bicaleto
Sim
Não
2873