Mostra apresenta cultura das etnias indígenas dos estudantes da UFSCar
São Carlos
Até o dia 30 de abril, a II Mostra de Cultura Indígena da UFSCar expõe o artesanato e painéis com informações e imagens de treze diferentes comunidades indígenas brasileiras. Também estão expostos desenhos de um indígena da etnia Manchinery, do Acre. A Mostra é aberta ao público e pode ser visitada na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar.
A Mostra tem como objetivo divulgar informações a respeito das treze etnias que são, atualmente, representadas por graduandos da UFSCar; além de proporcionar um conhecimento mais abrangente, crítico e profundo da diversidade presente na cultura indígena brasileira. Os painéis expostos apresentam uma descrição e o histórico das etnias Baniwa, Cambeba, Kaigang, Krenak, Manchinery, Mayoruna, Pankararu, Piratapuia, Tariano, Terena, Umutina, Xavante e Xucuru.
A exposição é uma iniciativa dos alunos dos diversos grupos étnicos indígenas da UFSCar e conta com o apoio do Programa de Ações Afirmativas da Universidade, do Departamento de Letras e da Biblioteca Comunitária. A atividade está vinculada ao Projeto de Extensão "Estudos em Multiculturalismo", coordenado pela professora Maria Sílvia Cintra Martins, do Departamento de Letras da UFSCar.
No dia 19 de abril, a BCo promove oficinas de desenho e pintura indígena com a participação de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil "Casa Rosa". Além disso, está prevista uma apresentação de música indígena na área de exposições.
A Mostra acontece até dia 30 de abril, no piso 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Ação Cultural da BCo pelo telefone (16) 3351-8275.
14/04/2010
16:44:00
30/04/2010
23:59:00
Sim
Não
2944