Alunos da UFSCar participam de projeto internacional de identificação de asteróides
São Carlos
Alunos de graduação dos cursos de Física, Engenharia Física e Engenharia Química da UFSCar participaram da International Asteroid Search Collaboration (IASC), uma colaboração internacional entre universidades, observatórios, instituições de pesquisa e escolas, com objetivo de descobrir e identificar objetos próximos à Terra (NEOs).
A UFSCar foi a primeira instituição brasileira a participar da IASC com o grupo formado pelos estudantes Aloadir de Oliveira, Aruã Kalmus, Eder Anunciado, Elaine Kroth, Fellipy Silva, Gabriel G. Silva, Gabriela Prando, Leonardo Dalla Costa, Lucas Vieira, Mariana Ferreira, Victor Martins e Victor Lyra, sob a orientação de Gustavo Rojas, da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar.
Entre os dias 1° de fevereiro a 17 de março de 2010, os estudantes analisaram na UFSCar imagens enviadas pelo Astronomical Research Institute em Illinois, nos Estados Unidos. O grupo aprendeu a usar um programa de computador utilizado para análise de dados e identificação de asteróides nas imagens. Ao todo, foram analisados 12 conjuntos de imagens e identificados dez asteróides. A descoberta mais importante foi a recuperação do NEO 2008 CN1, um asteróide que havia sido observado em 2008 e, desde então, não tinha sua órbita bem conhecida. Os estudantes da UFSCar ajudaram a localizar o asteróide e assim refinar seus parâmetros orbitais. Uma segunda campanha observacional já está confirmada para o segundo semestre de 2010 e contará com a participação de estudantes de Ensino Médio de São Carlos.
Os resultados da participação brasileira na IASC serão apresentados na XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que acontecerá na cidade mineira de Passa Quatro, em setembro de 2010. Mais informações sobre a participação dos estudantes da UFSCar na IASC podem ser obtidas pelo e-mail grojas@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9795.
23/04/2010
16:14:00
10/05/2010
23:59:00
Não
Não
2966