Pesquisadora do Neped apresenta resultados de estudos sobre pesca artesanal no Brasil e na África
São Carlos
No dia 29 de junho, a UFSCar sedia a palestra "Desafios identitários de pescadores artesanais no contexto de modernidade tardia: do Rio São Francisco ao litoral de São Tomé e Príncipe (África)". O evento será ministrado por Norma Valêncio, professora do Departamento de Sociologia da UFSCar e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped). A atividade integra a programação do II Ciclo Bio.C "Falando de Conservação da Biodiversidade". O evento é organizado pelo Laboratório de Biodiversidade Molecular e Citogenética do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da Universidade e aberto a todos os interessados.
A palestra abordará um estudo desenvolvido pelo Neped, entre os anos 2007 e 2009, com pescadores das barrancas do Rio São Francisco e uma pesquisa realizada pelo grupo "Sociedade e Recursos Hídricos", vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, que entre 1999 e 2002 atuou com pescadores artesanais em São Tomé e Príncipe, na África. Os estudos visaram identificar alguns dos desafios contemporâneos para a manutenção do modo de vida tradicional da pesca. O trabalho levou em consideração os assédios da modernidade e os desafios globais como, por exemplo, as mudanças climáticas. Na palestra, a professora Norma Valêncio sintetizará os resultados das pesquisas, em uma abordagem sociológica e comparativa.
O II Ciclo Bio.C conta com o apoio do Departamento de Genética e Evolução (DGE) e dos programas de pós-graduação em Genética e Evolução (PPGGEv) e em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar.
A palestra tem início às 13 horas, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar, localizado na área Norte do campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail savanadi@gmail.com.
21/06/2010
16:46:00
29/06/2010
17:00:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3092