Aluno de Engenharia Agronômica do CCA tem trabalho selecionado no Projeto Senar/Rondon

Araras, São Carlos
O aluno Paulo Vinícius da Silva, do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras da UFSCar, teve seu trabalho selecionado para participar do projeto nacional Senar/Rondon. O projeto "Aspectos teóricos e práticos de manejo de plantas daninhas, visando as boas práticas agronômicas", foi o único da área de Agronomia selecionado no Estado de São Paulo. O Projeto Senar/Rondon é uma iniciativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto CNA, e tem por objetivo melhorar as condições de cidades pobres e oferecer aos estudantes de universidades públicas e privadas do País a oportunidade de realizar, durante o período de férias, ações de intercâmbio técnico e cultural com profissionais e comunidades de dez cidades dos Estados da Bahia, Tocantins e Minas Gerais, localizadas na zona rural. As cidades foram selecionadas a partir do Estudo Nacional sobre Educação Rural, realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera riqueza, educação e expectativa de vida ao nascer. Os 215 estudantes que participam desta primeira edição do Senar/Rondon foram indicados por universidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte e também por meio de uma seleção no site do Canal do Produtor (http://www.canaldoprodutor.com.br/). Foram selecionados estudantes dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Agronomia, Veterinária, Enfermagem e Engenharia Civil. O projeto teve início no dia 16 de julho e segue com atividades até o dia 1º de agosto."A minha maior motivação para me inscrever no projeto foi a de ter contato com outras realidades de produção agrícola vigentes no País, uma vez que o Brasil tem dimensão continental", explica Silva. Todas as ações do projeto têm intenção de colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula das universidades, melhorando as condições de vida e também o desempenho dos alunos das escolas rurais, promovendo o acesso ao conhecimento e à interação, com envolvimento dos pais e da comunidade. Entre as atividades que os estudandes desenvolvem nas cidades visitadas estão a avaliação da qualidade nutricional dos alimentos, pesagem de crianças, medição da pressão e do índice de glicose dos habitantes, realização de atividades pedagógicas e culturais, avaliação da infraestrutura das escolas e da qualidade de ensino oferecida, orientação sobre técnicas de produção agrícola e sobre a restauração do patrimônio históricos destas cidades. Para Paulo Vinícius da Silva, além de reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a particição no Projeto amplia sua formação pessoal e profissional. "Através deste projeto eu estou tendo a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos adquiridos na graduação para melhorar uma realidade agrária e ajudar as pessoas, o que é muito gratificante. Sem contar o contato com novas pessoas, como os alunos das escolas técnicas, produtores e os diferentes estudantes de graduação do Brasil inteiro, que também participam do projeto. Tenho certeza que esta é uma experiência muito enaltecedora para minha formação pessoal, profissional e também cultural", afirma o estudante. Mais informações sobre o andamento das atividades diárias do Senar/Rondon podem ser acompanhadas através do blog do Projeto.
20/07/2010
16:04:00
10/08/2010
23:59:00
Nádia Lopes
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