Livro aborda as instabilidades da Marinha brasileira no final do século XIX
São Carlos
A Editora da Fundação Getúlio Vargas lançou o livro A Marinha brasileira na era dos encouraçados, 1895-1910: Forças Armadas, tecnologia e política, escrito pelo professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) João Roberto Martins Filho. A partir das revoluções que movimentaram a indústria naval mundial até a primeira década do século XX, o autor analisa os diferentes projetos de modernização concebidos pela Marinha brasileira, iniciando a era mitológica dos encouraçados.
O livro trata do processo que levou o Brasil a comprar, em 1906, os navais mais modernos do mundo, os encouraçados Minas Gerais e São Paulo. "Poucos meses depois da chegada, os dois gigantescos navios foram palco da Revolta dos Marinheiros. Tanto a chegada dos navios como a revolta completam cem anos em 2010", salienta João Roberto.
Com base em pesquisas realizadas em arquivos e bibliotecas do Brasil e da Inglaterra, a obra analisa o debate naval brasileiro no final do século XIX no contexto das revoltas que dilaceraram a Armada nos primeiros anos da República, dos programas de modernização da Marinha no período 1904-1906, da relação dos grandes estaleiros estrangeiros com o Brasil e da própria revolta da Chibata, ocorrida em novembro de 1910.
A obra já pode ser encontrada na página eletrônica da Editora da Fundação Getúlio Vargas.
22/07/2010
11:52:00
30/07/2010
23:59:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
3132