Lula e Fernando Haddad inauguram Campus Sorocaba no dia 20 de agosto
Sorocaba, São Carlos
No dia 20 de agosto, o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva estará em Sorocaba (SP) para inaugurar o campus da UFSCar, instalado no Município em 2008. A solenidade conta também com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad, além de autoridades da Universidade e de Sorocaba. O evento será aberto a toda a comunidade e tem início às 10 horas, na área externa do edifício de Gestão Acadêmica do campus.
As atividades da UFSCar em Sorocaba tiveram início em 2006, provisoriamente nas instalações da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente no campus da Universidade na Rodovida João Leme dos Santos, em área doada pela Prefeitura de Sorocaba. No dia 23 de junho de 2008, o Ministro Fernando Haddad inaugurou parte das obras do campus, com a conclusão dos edifícios de Gestão Acadêmica, Salas de Aula e Laboratórios Didáticos.
De acordo com a Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Sorocaba foi fundamental para a criação do campus Sorocaba. O crescimento acelerado do campus foi possibilitado pela atuação constante desses parceiros que sempre acolheram a Universidade no Município". O campus Sorocaba tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação do campus, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, entre outros.
Desde sua chegada em Sorocaba, a UFSCar tem participado de várias atividades relevantes para a cidade e para a região. Dentre alguns projetos, destacam-se os da área de educação e cultura e as parcerias com a Prefeitura de Sorocaba, visando, por exemplo, o fomento do Parque Tecnológico e a criação do Campus Olímpico. Essas iniciativas demonstram que a integração da Universidade e a comunidade regional já é uma realidade.
Atualmente são oferecidos no campus Sorocaba 14 cursos de graduação, com 1.980 alunos matriculados, e três Programas de Pós-Graduação (mestrado), com 50 estudantes. Com a chegada de novas turmas a cada ano, a projeção de alunos na graduação para o ano de 2011 é de 2.600 estudantes; para 2012 é de 3.220.
Para o Reitor da UFSCar, as presenças do Presidente Lula e de Fernando Haddad demonstram o reconhecimento às atividades desenvolvidas pela Universidade em Sorocaba. "A vinda do Presidente e do Ministro da Educação marca o reconhecimento do processo de crescimento do campus e enfatiza a visão deles quanto à importância da ampliação do ensino público", conclui Targino de Araújo Filho.
17/08/2010
12:07:00
20/08/2010
18:00:00
Marcia Dias
Sim
Não
3181