Novos materiais ecológicos para recompor a Floresta Amazônica é tema de palestra no dia 1/9
São Carlos
Pesquisadores do INPA ministram palestra e visitam instalações da UFSCar
No dia 1º de setembro, a UFSCar recebe pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para tratar sobre novos materiais compósitos ecológicos, a partir de plásticos com fibras e farinhas de madeira de espécies amazônicas que possam ser utilizadas para recompor a Floresta Amazônica. O assunto será abordado por Antônio Donato Nobre e Antenor Pereira Barbosa, pesquisadores do INPA, durante a Semana de Engenharia de Materiais da Universidade. A palestra é aberta a toda comunidade e não é necessário efetuar inscrição.
Os pesquisadores também visitam as instalações da UFSCar para tratar de assuntos relacionados ao Grupo de Compósitos do Projeto Fênix Amazônico. O grupo, coordenado pela professora Alessandra Lucas, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), tem parceria com o Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da UFSCar, o CCDM.
A palestra com os pesquisadores do INPA será em conjunto com a professora Alessandra Lucas e tratará do tema Tecnologia de Compósitos e Nanocompósitos Celulósicos aplicada à Recuperação e Preservação da Floresta Amazônica: o Grupo de Compósitos do Projeto Fênix Amazônico. A intenção do evento é despertar os futuros Engenheiros de Materiais para o desenvolvimento de novos materiais ecologicamente corretos, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica.
Os pesquisadores tratarão sobre as atividades do grupo, demonstrando a potencialidade do uso de farinhas de madeira de espécies colonizadoras, lenhosas e fibrosas comuns da região Amazônica. As espécies colonizadoras, tais como balsa, caroba, marupá, são candidatas à utilização na recuperação de áreas degradadas da Floresta Amazônica por meio da Agrosilvicultura de Ciclo Curto, pois fornecem sombra e proteção para que as espécies nobres possam ser plantadas.
De acordo com Alessandra Lucas, a intenção da visita dos pesquisadores do INPA é promover uma integração do Grupo de Compósitos Poliméricos do Projeto Fênix Amazônico com os pesquisadores do DEMa da UFSCar, o INPA, a Embrapa Instrumentação Agropecuária, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal da Bahia. Essa integração, na forma de cooperação ou parcerias, colabora para o delineamento e planejamento da exploração sustentável da biodiversidade da floresta no que se refere à fibras vegetais naturais.
A palestra, gratuita, acontece no dia 1º de setembro, às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos.
26/08/2010
17:55:00
01/09/2010
14:30:00
Beatriz Bueno
Não
Não
3199