Professora do Departamento de Letras é eleita para Academia em São Paulo
São Carlos
A professora Irene Zanette de Castañeda, docente do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, foi eleita no dia 12 de agosto como membro da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Ela ocupará a cadeira número um, que tem o escritor Monteiro Lobato como patrono.
Como membro do Clube dos Escritores de Piracicaba, recebeu três troféus em concursos de poesia e quatro premiações em concursos na categoria profissional. Nesta entidade, a professora é Academicus Praeclarus. A docente da UFSCar é sócia da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo desde 1988. Além da docência, a professora Irene coordena diversos projetos sociais, voltados à contação de histórias com incentivo à leitura, eliminação de preconceitos, resgate da autoestima e dos valores humanos universais e incentivo à paz.
Dos cinco livros que escreveu, três foram destacados na súmula da eleição. São eles: "Contos Populares: Portugal, Brasil e São Carlos"; "Proseando Poeticamente"; e "Procurando Poesias nas Estrelas". Em 2009 a professora foi eleita e nomeada "Cônsul dos Poetas da cidade de São Carlos", pelo Movimento Poetas do Mundo.
Após atuar como docente por 25 anos em escolas estaduais, a professora ingressou na UFSCar em 1997, onde leciona as disciplinas Literatura Infanto-juvenil; Estudos Clássicos com Literatura Greco-romana; Semiótica aplicada ao ensino de Literatura; Semiótica da Canção; e Semiótica Visual.
02/09/2010
16:42:00
10/09/2010
23:59:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3226