Grupo de estudo se reúne para tratar de relações de poder, sociabilidades e conflitos
São Carlos
Entre os dias 9 e 10 de setembro, a UFSCar sedia a Reunião Hybris: relações de poder, sociabilidades e conflitos. O evento tem o intuito de discutir as pesquisas do Hybris - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades - coordenado pela UFSCar e pela USP.
Desde o início de 2007, o grupo se reúne para estudar e discutir textos e pesquisas com um enfoque sobre as dimensões políticas da vida social. O Hybris propõe o exame e a discussão de algumas suposições implícitas ao pensamento político dominante, porventura também acadêmico. Um desses pensamentos corresponde à ideia da política como um domínio substantivo da vida social, outro confere ou atribui ao Estado a centralidade e chave de inteligibilidade de todo fenômeno político.
Assim, o maior obstáculo, em termos teóricos, a enfrentar é a ideia de desordem que por definição tende a se opôr àquela de sociabilidade. O grupo privilegia abordagens que discutam concepções de política e de poder em relação aos mais diversos temas de pesquisa, colocando em discussão o uso de certas ferramentas, noções e conceitos analíticos disponíveis nas Ciências Sociais a partir de categorias nativas que emergem em um procedimento privilegiadamente etnográfico.
No total, a reunião conta com quatro sessões com os seguintes temas: "Lutas, estratégias e possibilidades"; "Torções etnográficas, teóricas e epistemológicas"; "Entre políticas: etnografias de relações de força"; "Formas de vida, arranjos morais e políticas institucionais". As sessões contam com a participação de professores e alunos da UFSCar, da USP e da Unicamp. Os resumos do que será tratado pelos pesquisadores durante a sessão já estão disponíveis.
O evento acontece no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, localizado na área Sul do campus São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8369.
03/09/2010
15:18:00
09/09/2010
20:00:00
Beartiz Bueno
Não
Não
3227