Christoph Türcke fala sobre a "sociedade excitada" na UFSCar
São Carlos
O filósofo alemão Christoph Türcke, da Universidade de Leipzig, estará no Brasil na próxima semana para lançamento da tradução de seu livro mais recente, "Sociedade excitada - filosofia da sensação". Na UFSCar (campus São Carlos), Türcke proferirá palestra sobre a obra no dia 10 de setembro, sexta-feira, às 15h30, no auditório 1 da Biblioteca Comunitária. A visita é promovida pelo grupo de estudos e pesquisa "Teoria Crítica e Educação", vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.
"Sociedade excitada - filosofia da sensação" foi traduzido pelo professor do Departamento de Educação da UFSCar Antônio Álvaro Soares Zuin, juntamente com Fábio Durão, Francisco Fontanella e Mário Frungillo. A obra, lançada pela editora da Unicamp, analisa a transformação da sensação em uma forma de intuição do ser humano moderno, em um padrão de comportamento e em foco de uma sociedade inteira. Türcke defende que, hoje, vivemos na "sociedade da sensação", na qual somos expostos a choques imagéticos e visuais que nos mergulham em um excitamento contínuo de efeito similar ao das drogas.
Türcke é considerado um dos principais autores contemporâneos no movimento de revitalização da Escola de Frankfurt. Além da palestra em São Carlos, gratuita e aberta a todos os interessados, ele participa de outros eventos em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belém.
04/09/2010
15:55:00
10/09/2010
18:55:00
Mariana Pezzo
Não
Não
3232