Neab promove curso sobre as contribuições do pensamento africano
São Carlos
Em outubro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar promove o curso "Excelência na Educação: contribuições do pensamento africano em Psicologia e Educação". A atividade tem carga horária total de 32 horas e aborda temáticas como a Filosofia, Pedagogia e a Psicologia de Raiz Africana.
A conferência de abertura acontece no dia 14 de outubro, no Anfiteatro da Reitoria e apresenta o tema "Educação e Africanidades: Contribuições dos pensamentos do educador e psicólogo estadunidense Asa G. Hilliard III". A atividade será ministrada pelo pesquisador Wade W. Nobles, psicólogo e professor de estudos africanos da San Francisco State University (EUA). A Conferência tem como objetivo discutir as contribuições do pensamento africano para o campo da educação e para a psicologia.
As atividades do curso prosseguem dia 15/10, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), área Sul do campus São Carlos, e entre os dias 18 e 20 de outubro no Auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte. Dentre os temas a serem discutidos no curso estão "Ser Africano: ser família, ser comunidade"; "Recriação das identidades africanas na diáspora e no continente: as marcas deixadas pelo tráfico, pela escravidão, pelo colonialismo e pelo neo-colonialismo"; e "Embranquecimento, Pertencimento Étnicorracial e Identidade Fragmentada; contornos e contextos da Psicologia afro-brasileira". O curso será finalizado no dia 20/10 com a Kuanza, a forma tradicional de encerramento de eventos na África, em que os participantes discutem o que foi apresentado na atividade.
Para inscrever-se, o interessado deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail neabueim@ufscar.br. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição pode ser paga no ato do credenciamento. O curso é aberto a todos os interessados e as atividades são ministradas em Inglês, com tradução simultânea. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neab@ufscar.br ou pelos telefones (16) 3351-8661 e (11) 6426-6741.
20/09/2010
15:50:00
01/10/2010
20:00:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3269