Estrada de ferro de Sorocaba é tema de exposição de fotos na UFSCar
Sorocaba
Até o dia 20 de outubro, a exposição fotográfica "Ressonâncias Ferroviárias: a Estrada de Ferro em Sorocaba Ontem e Hoje" pode ser visitada por todo o público interessado. As imagens aproximam do público a história da formação urbana da cidade de Sorocaba, tendo por eixo de observação a instalação, a operação, a decadência e as funções atuais da ferrovia na cidade. A exposição é aberta a toda a comunidade e pode ser conferida no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da Universidade.
A exposição é promovida no âmbito da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) que atua com foco na discussão e no detalhamento da importância e dos significados da ferrovia para a história sorocabana.
A apresentação das fotos tem como meta aproximar a comunidade acadêmica dos temas relacionados à formação histórica da cidade, com referência à ferrovia, vista como um dos principais elementos técnicos, econômicos, sociais e culturais estruturador da urbanidade sorocabana. O trabalho é coordenado pelo docente Thiago Allis, do curso de Turismo do campus Sorocaba da UFSCar. "Interessante é notar que a presença da ferrovia em Sorocaba, associada à industrialização precoce da cidade, acarretou importantes transformações urbanas desde o final do século XIX, que ainda estão presentes no cotidiano sorocabano", comenta o docente.
Além das fotos, também estão expostas poesias, reportagens e textos explicativos sobre a ferrovia em Sorocaba e no Brasil. A exposição pode ser conferida de segunda a quarta, das 9h às 11h30 e das 13 às 16h30, no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), que fica na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro Santa Rosália. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail thiagoallis@ufscar.br.
20/09/2010
15:54:00
01/10/2010
20:00:00
Valdinei Queiroz
Não
Não
3271