Campus Araras da UFSCar realiza lançamento regional de variedades de cana-de-açúcar
Araras, São Carlos
Duas novas variedades, resistentes à praga ferrugem alaranjada, serão apresentadas no evento
O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA), vinculado ao Departamento de Biotecnologia Vegetal (DBV) do Centro de Ciências Agrárias, campus Araras da UFSCar, realiza no dia 8 de outubro o Lançamento Regional de duas variedades de cana-de-açúcar, desenvolvidas em parceria com Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa).
De acordo com Marcos Sanches, vice-diretor do CCA e diretor executivo da Ridesa, o lançamento das variedades tem por objetivo apresentar, detalhadamente, as características técnicas de performance das novas variedades desenvolvidas pelo CCA e compará-las com as variedades atualmente comercializadas. Além disso, pretende-se apresentar as outras 11 variedades lançadas pela Rede.
O evento contará com a presença de Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e Ismael Perina Júnior, Presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana). O residente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) Eduardo Pereira de Carvalho e o Presidente da Ridesa Valmar Correia de Andrade também são aguardados para a cerimônia.
Sanches informa que as novas variedades desenvolvidas pelo CCA (RB965902 e RB965917), são adaptadas aos climas específicos das diversas regiões de cultivo do País, são resistentes à nova praga "ferrugem alaranjada" (fungo que diminui a eficiência fotossintética da planta, e que, recentemente, degradou diversas plantações) e apresentam como diferencial a alta produtividade e ótima brotação, além de um excelente comportamento sob colheita mecanizada.
Essas duas novas variedades desenvolvidas pelo CCA foram lançadas nacionalmente e liberadas para plantio no dia 25 de março deste ano, juntamente com as outras 11 novas variedades desenvolvidas pela Ridesa. O lançamento destas 13 novas variedades fez parte da comemoração do vigésimo aniversário de existência da Rede. Para Sanches, este lançamento foi uma contribuição significativa para que o Brasil continue a ser considerado uma potência na produção de energia renovável.
A Ridesa foi inicialmente instituída por meio de convênio firmado entre sete Universidades Federais (UFPR, UFSCar, UFV, UFRRJ, UFS, UFAL e UFRPE) com a finalidade de incorporar as atividades do extinto Planalsucar e dar continuidade ao desenvolvimento de pesquisas visando a melhoria da produtividade do setor. Atualmente, a Ridesa conta com 31 estações experimentais estrategicamente localizadas nos Estados onde a cultura da cana-de-açúcar apresenta maior expressão. Seus cultivares ocupam mais de 57% de toda a área plantada com cana-de-açúcar no Brasil.
O lançamento será realizado no Hotel JP, localizado na Travessa Anhanguera, 306 - Subsetor Norte 2, Ribeirão Preto (SP). O evento terá início às 9 horas com uma mesa-redonda que debaterá as perspectivas do setor sucroenergético, e segue na parte da tarde com as apresentações das características das novas variedades. Mais informações sobre a Ridesa podem ser obtidas através do site www.ridesa.com.br.
21/09/2010
15:01:00
05/10/2010
15:01:00
Nádia Lopes
Não
Não
3273