Campus Sorocaba terá debates sobre Peixes de Cabeceira e Restauração de Riachos
Sorocaba
No dia 6 de outubro o campus Sorocaba da UFSCar promove duas palestras sobre Restauração de Riachos, coordenadas pelo docente Maurício Cetra, do campus Sorocaba. A proposta da atividade é averiguar a integridade física e biótica dos riachos de cabeceira das Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba, Paranapanema e Ribeira do Iguape. Além disso, o evento pretende também avaliar a condição de peixes em ações de restauração vegetal em áreas de preservação permanente.
A discussão dos temas partiram de um trabalho de Cetra, realizado em 2009, com financiamento da Fapesp, que retratou a integridade física e biótica de riachos das cabeceiras que cruzam a Mata Atlântica Sul de São Paulo. "Essas duas palestras irão esclarecer aos alunos e interessados pelo tema como é feito o processo físico e biótico dos riachos nas três bacias hidrográficas", explica o docente da UFSCar.
O primeiro debate será "Peixes de riachos de cabeceira", ministrado pelo docente Francisco Langeani Neto, da Unesp de São José do Rio Preto, que trará as questões relacionadas à fauna de peixes em riachos de cabeceira. O tema "Estrutura física de habitats de riachos" será discutido pela docente Lilian Casatti, também da Unesp de São José do Rio Preto, e aborda as condições estruturais que os riachos oferecem aos peixes.
A atividade tem início às 15 horas, na sala 16, do Edifício de Aulas Teóricas (AT). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-5970 ou pelo e-mail mcetra@ufscar.br.
04/10/2010
18:00:00
06/10/2010
18:00:00
Valdinei Queiroz
Não
Não
3327