UFSCar recebe pesquisadores americanos para tratar sobre Comportamento, Cognição e Ensino
São Carlos
De 20 de outubro a 10 de novembro, a UFSCar recebe no Brasil os pesquisadores Richard Serna e William McIlvane, da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos. A visita integra as atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado por Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar.
Serna e McIlvane desenvolvem trabalhos nas áreas de desenvolvimento cognitivo e da linguagem em populações com necessidades especiais e são parceiros dos grupos brasileiros vinculados ao INCT-ECCE. O objetivo da visita é justamente estreitar essas parcerias, por meio da oferta de cursos de curta duração e conferências para alunos de graduação e pós-graduação, bem como de reuniões para discussão de projetos de pesquisa em andamento e planejamento de novas atividades de cooperação.
De 20 a 23 de outubro, os pesquisadores norte-americanos participarão da XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, que acontece em Curitiba. Nos dias seguintes, desenvolverão atividades na UFSCar, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Universidade Federal do Pará (UFPA). As agendas dos professores convidados com todas as atividades que serão desenvolvidas já estão disponíveis.
Na UFSCar, o professor Richard Serna ministra o curso "Children with Developmental Disabilities: Issues in Stimulus Control", entre os dias 24 e 30 de outubro, no Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Já o professor William McIlvane ministra uma conferência sobre "Avanços recentes na análise de processos simbólicos em populações não verbais", no dia 26 de outubro, no DPsi. Ambas as atividades são direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, Educação ou Pedagogia, Educação Especial e áreas afins.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8492 ou pelo e-mail ana.arantes@gmail.com.
ECCE
O INCT-ECCE foi criado em 2008, a partir de aprovação do projeto junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio do CNPq e da Fapesp. O Instituto, no entanto, é fruto de pesquisas realizadas por docentes do Departamento de Psicologia da UFSCar desde a década de 1990, já na perspectiva de colaboração entre grupos de diferentes instituições para maximizar os resultados obtidos na investigação de temas cientificamente e socialmente relevantes.
O INCT-ECCE teve origem no intercâmbio entre pesquisadores da UFSCar e do Shriver Center for Mental Retardation, hoje vinculado à Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Atualmente, o Instituto abrange também grupos da USP, Unesp, UnB, UFPA, UFMG e Uncisal. O Instituto realiza pesquisas sobre aprendizagem simbólica em crianças, nas habilidades de comunicação, domínio da leitura e raciocínio matemático. Sua rede de colaboração envolve 27 pesquisadores doutores, além de doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica.
25/10/2010
16:21:00
10/11/2010
10:00:00
Beartiz Bueno
Não
Não
3368