Livro organizado por docentes da UFSCar concorre ao voto popular do prêmio Jabuti
São Carlos
O livro Química Verde: fundamentos e aplicações, organizado pelas professoras da UFSCar Arlene Gonçalves Corrêa e Vânia Gomes Zuin, ambas do Departamento de Química, foi um dos premiados no 52° Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. O livro, publicado pela EdUFSCar, foi classificado na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.
Além do reconhecimento dos críticos, o livro "Química Verde" também concorre na modalidade voto popular. Até o dia 31 de outubro, o público pode votar nos melhores livros de ficção e não-ficção na página eletrônica da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
O livro descreve os conceitos chaves desta área em uma linguagem simples, direcionada principalmente a estudantes e profissionais que atuam na área química, como químicos e engenheiros químicos e de materiais, por exemplo. A professora Vânia explica que os conteúdos abordados no livro podem ser aplicados por empresas que buscam manter a produtividade reduzindo os impactos ambientais, o descarte de resíduos e otimizando a produção. "Na elaboração dos textos, houve a preocupação de trazer exemplos reais de eliminação e redução de resíduos. O livro traz a preocupação de mostrar que a discussão inicia na graduação, mas que não fica restrita ao meio acadêmico e industrial. O debate extrapola esses limites e atinge uma preocupação social", afirma.
Mais informações e a aquisição do livro "Química Verde" podem ser obtidas no site da EdUFSCar.
21/10/2010
15:56:00
31/10/2010
20:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
3373