Campus Sorocaba inicia pesquisa de Inovação Tecnológica em empresas da cidade
Sorocaba
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica (GEPITec) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou projeto de pesquisa financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Com recursos de R$ 200 mil, o projeto prevê identificar as barreiras à inovação tecnológica das principais cadeias produtivas presentes em Sorocaba.
O coordenador do GEPITec, professor Miguel Ángel Aires Borrás, esclarece que "o estudo pretende elaborar um diagnóstico preciso e aprofundado da realidade das cadeias produtivas dos setores automotivo, de petróleo e gás e de energia eólica presentes no Município e, dessa forma, saber quais os principais parâmetros que devem ser considerados para estimular a criação de políticas públicas e iniciativas empresariais que promovam a inovação tecnológica nesses setores".
O agendamento das visitas técnicas junto às empresas para a obtenção dos dados tem início em dezembro de 2010. Espera-se que todos os dados sejam obtidos por meio de entrevistas e preenchimento de questionários, num prazo máximo de cinco meses. As entrevistas serão realizadas por professores acompanhados de estudantes do curso de Engenharia de Produção do campus Sorocaba da UFSCar.
O professor Cleyton Fernandes Ferrarini, integrante do GEPITec, lembra que esse é o terceiro projeto da UFSCar que visa colaborar com a implantação do Parque Tecnológico da cidade. O primeiro deles foi elaborado em 2008, intitulado como "Proposta Preliminar de Implantação de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico no Parque de Tecnologia de Sorocaba", sendo que seu conteúdo já apresentava, com detalhes, a oferta de serviços tecnológicos para as indústrias do município e região. O segundo projeto, elaborado em 2009, apresentava a criação de um "Centro de Transformação de Conhecimento em Tecnologia" visando à participação da UFSCar no núcleo do Parque Tecnológico que seria implantado, na época, no Parque Industrial da cidade. Esses projetos foram entregues ao Polo de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba (PODI) para serem encaminhados ao prefeito da cidade.
De acordo com os professores, esses projetos e pesquisas são importantes iniciativas da UFSCar visando contribuir para o desenvolvimento industrial do município e mesmo para a concepção do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Mais informações podem ser obtidas com o GEPITec pelo e-mail maborras@ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-5953.
22/10/2010
11:56:00
02/11/2010
20:00:00
Marcia Dias
Não
Não
3375