UFSCar sedia primeira edição do Fórum Paulista de Cultura e Extensão
São Carlos
Entre os dias 11 e 12 de novembro, a UFSCar sedia o I Fórum Paulista de Cultura e Extensão, do Programa de Extensão Universitária (ProExtCultura) de São Paulo. O objetivo do Fórum é refletir de maneira harmônica as ações de cultura e extensão das Universidade junto à comunidade.
De acordo com Ilza Joly, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade e uma das organizadoras do evento, o Fórum traz o debate com a comunidade e possibilita a formulação de propostas políticas que irão fortalecer os projetos e programas da UFSCar. O Fórum pretende ainda reunir extensionistas e colaboradores de todas as universidades paulistas, com o intuito de debater e formular propostas políticas que fortaleçam os projetos e programas realizados no Estado de São Paulo.
O primeiro dia começa com a mesa de abertura da "Apresentação da dinâmica do I Fórum Paulista de Cultura e Extensão Universitária", a partir das 19h30, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Logo depois, às 21h, haverá uma apresentação cultural com a Urze, Companhia de Dança da Universidade.
No dia 12, o evento começa com a mesa-redonda "Papel da Universidade na Constituição de Políticas Públicas de Cultura", a partir das 9 horas, no Auditório I da Biblioteca Comunitária. Logo após, começam as reunião dos grupos de trabalho sobre "Ambientes Socioculturais e Cultura Digital e Tecnologia"; "Diversidade Cultural e Arquitetura e Design"; "Economia da Cultura e Arte e Crítica Literária"; "Regulamentação e marco legal da extensão universitária"; e "Solução dos problemas técnicos e burocráticos dos Proext".
Os interessados em participar da mesa-redonda e dos grupos de trabalhos, entre os dias 11 e 12, devem efetuar inscrição no site da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, onde pode-se obter a programação completa.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (16) 3351-8112.
Apresentação do Barbatuques
Grupo que utiliza o próprio corpo como instrumento de música, denominado Barbatuques, encerra as atividades do I Fórum Paulista de Cultura e Extensão. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O show será produzido pelo projeto Música na Cidade, promovido pela UFSCar. O show é gratuito e aberto a toda a comunidade. A apresentação será no dia 12, a partir das 20 horas, no Teatro Florestan Fernandes, localizado também na área Norte do campus São Carlos.
10/11/2010
17:51:00
12/11/2010
23:59:00
Valdinei Queiroz
Sim
Não
3416