Pesquisa que estuda as nascentes do Rio Monjolinho de São Carlos é reconhecida internacionalmente
São Carlos
Estudo, desenvolvido na UFSCar, recebe prêmio pelo Programa de Jovens Embaixadores Ambientais 2010, na Alemanha
Pesquisa voltada para o estudo da qualidade da água das nascentes do rio Monjolinho e da Estação de Captação de Água do Espraiado, em São Carlos, é reconhecida internacionalmente pelo Concurso "Programa de Jovens Embaixadores Ambientais 2010", do Grupo Bayer. As nascentes foram o objeto de estudo da mestranda Amanda Baldochi Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar.
O trabalho resultou na premiação do Concurso "Programa de Jovens Embaixadores Ambientais 2010", do Grupo Bayer, no dia 5 de novembro, na Alemanha. A dissertação teve a orientação da professora Odete Rocha, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, e parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos.
Segundo a orientadora Odete Rocha, a população de São Carlos vem crescendo muito na zona leste e, por isso, a população tem se utilizado das águas do rio Monjolinho à montante do Espraiado. "O estudo da qualidade da água dessas nascentes é relevante para servir de contribuição ao SAAE e à Prefeitura. Com base nessas informações, o poder público poderá ter mais subsídios técnicos para definir prioridades em suas ações de manejo", observa a docente.
Assim, a pesquisa premiada contribui diretamente para a qualidade de vida da população que se utiliza dessas águas. "O contato com a água poluída afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando desidratação e diarreia. Cuidar do saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento sustentável", destaca a professora.
Como parte do prêmio, Amanda Baldochi Souza participa do Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais, na Alemanha, integrando um grupo dos 50 ganhadores do programa, vindos de 18 países. Nesse encontro, os ganhadores apresentam seus projetos práticos de iniciativas sócio-ambientais. A 7ª edição do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mobilizou 70 inscritos e, entre eles, oito finalistas selecionados no Brasil.
Para mais informações sobre os alunos ganhadores no Programa acesse www.bayer.com.br.
10/11/2010
18:12:00
16/11/2010
23:59:00
Márcia Dias
Não
Não
3418