Coletânea sobre os desafios ambientais de São Tomé e Príncipe tem organização de pesquisadora do Neped
São Carlos
A coletânea "São Tomé e Príncipe, África: desafios socioambientais no alvorecer do século XXI" foi lançada recentemente a partir dos resultados de um projeto de pesquisa bilateral e interinstitucional executado em São Tomé e Príncipe, na África, centrado no tema das "Mudanças climáticas". As obras foram organizadas pela professora Norma Valêncio, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da UFSCar, em conjunto com o geógrafo santomense Jacy Braga Rodrigues. A coletânea recebeu apoio do Programa de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia (PROAFRICA) do CNPq.
O estudo contou com participação de pesquisadores do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), USP São Paulo, USP São Carlos, Unesp-Araraquara e Unesp-Rio Claro, além do Instituto Nacional de Meteorologia, Direção Geral das Pescas, Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, que são os parceiros santomenses.
A professora Norma Valêncio considera que este é um dos programas mais importantes já implantados no Brasil, pois permite uma articulação conjunta dos cientistas envolvidos na pesquisa de forma interinstitucional. O pré-lançamento da coletânea aconteceu no mês de setembro, em Brasília, durante palestra da professora na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. As coletâneas abordam diversos temas, como Meteorologia, Recursos Hídricos, Energia, Direitos Humanos e Administração Pública. As obras já estão disponíveis para aquisição no site da RiMa Editora.
Mais informações sobre o Neped podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8915.
12/11/2010
15:32:00
26/11/2010
10:00:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3427