Formação de professores na UFSCar é discutida em livro lançado pela Editora
São Carlos
A EdUFSCar lançou, recentemente, o livro Formação de professores na UFSCar: concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas, organizado por Alice Pierson, docente do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, e Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza, professora aposentada da Instituição. A obra apresenta algumas ideias e concepções que têm marcado o pensar a formação de professores na UFSCar e relatos de experiências desenvolvidas e projetos significativos para a formação inicial e continuada desses profissionais.
O livro apresenta os resultados do projeto "Gestão e implantação de projetos pedagógicos: a ênfase em processos avaliativos compartilhados entre professores e estudantes", vinculado ao Programa Prodocência 2007, do Ministério da Educação.
O projeto estendeu-se na Universidade entre o segundo semestre de 2007 e todo o ano de 2008, momento em que se formavam os primeiros estudantes submetidos aos currículos reformulados para atender às Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, criada em 2001. Para compreender os resultados dessas mudanças curriculares, foi elaborado esse projeto institucional de avalização de todos os cursos de licenciatura existentes na época nos campi de São Carlos e Sorocaba.
De acordo com Maria Helena, a partir das últimas décadas, com as mudanças no papel da escola, da profissão docente e da formação de professores, têm sido feitos esforços para superar a forma conteudista e fragmentária dos cursos de licenciatura. Para a docente "aprender a ensinar é um processo complexo, que envolve dimensões cognitivas, afetivas, éticas e de desempenho e que tem uma dinâmica impossível de ser confinada aos limites de certificações, uma vez que exige sempre novas aprendizagens e mudanças para atender a novas exigências sociais e de políticas públicas".
A segunda parte do livro apresenta capítulos relacionados ao desenvolvimento dos processos de avaliação dos cursos de licenciatura no Programa Prodocência, que visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura. A terceira parte do livro trata sobre ações de ensino que se vinculam à formação inicial e continuada de professores na UFSCar, como o Portal dos Professores, site dirigido a profissionais da área educacional.
Dentro de toda a análise dos cursos, a obra apresenta sugestões de melhoria nos cursos de licenciatura. Algumas iniciativas já estão sendo adotadas como a revitalização do Fórum das Licenciaturas com espaço para discussão dos cursos; oferecimento de Aciepes a respeito de ensino em espaços não formais e temas transversais na formação de professores; e investimento na formação didático-pedagógica dos docentes.
O livro já está disponível à venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos e também pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8962.
24/11/2010
15:44:00
03/12/2010
10:00:00
Beatriz Bueno
Sim
Não
3467