Editora lança obra sobre movimento estudantil e repressão política na década de 70
São Carlos
A EdUFSCar lança o livro "Movimento estudantil e repressão política: o ato público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e o destino de uma geração de estudantes", escrito pelo cientista social Renato Cancian. A obra é resultado da tese de doutorado de Cancian, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da UFSCar e trata do movimento estudantil universitário da década de 1970 e do Ato Público na PUC São Paulo.
O objetivo central da pesquisa retratada na obra foi compreender como os ex-estudantes se tornaram militantes estudantis e as possíveis influências que a experiência de participação exerceu nos rumos de suas vidas após a formação acadêmica e o desvinculamento do movimento estudantil. No livro, o autor analisa a trajetória de vida de 25 ex-militantes estudantis e destaca a importância da adesão às ideologias de esquerda como fator contribuinte para a construção da identidade política desses jovens e do interesse em militar no movimento estudantil.
Os primeiros capítulos recuperam a história do movimento estudantil da década de 1970 e evidenciam a importância e a influência da militância política no processo de retomada e na dinâmica geral do movimento. Já o terceiro capítulo aborda especificamente o Ato Público na PUC-SP e o quarto trata de diversos aspectos da militância estudantil, abrangendo desde o significado até as experiências de participação dos ex-militantes. Por fim, a obra analisa o processo de desligamento do estudante da Universidade e também do movimento.
A obra já está à venda na Livraria da EdUFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos e também pela Internet, em www.editora.ufscar.br. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8962.
03/12/2010
15:07:00
13/12/2010
23:59:00
Beatriz Marques Bueno
Sim
Não
3494