Livro premiado é resultado de estudos no PPGERN sobre as características do sistema alimentar caiçara

São Carlos
Um projeto de extensão realizado durante doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar resultou no melhor livro de cozinha do Brasil. A obra "Cozinha Caiçara: Encontro de Histórias e Ambientes" foi elaborada pelas biólogas Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankwsky. O trabalho traz um retrato da cultura caiçara sob o ponto de vista culinário. O prêmio foi concedido na edição 2010 do Gourmand World Cookbook Fair Awards.

De acordo com as pesquisadoras, a ideia de produzir o livro surgiu da preocupação em dar um retorno da pesquisa para a comunidade envolvida. O doutorado de Marina e Mayra foi desenvolvido no município paulista de Cananéia, no Vale do Ribeira, tratando de conceitos ecológicos sobre os sistemas alimentares e cadeias produtivas. "Assim, tentamos mostrar características da produção, preparo e consumo de alimentos sem utilizar linguagem acadêmica e de uma forma bastante visual", ressalta Marina.

O livro mostra todo um patrimônio cultural que envolve desde a produção até o consumo de alimentos por comunidades de Cananéia. As pesquisadoras destacam que o foco do livro não são as receitas, mas sim as características do sistema alimentar caiçara, que envolve a proximidade com os recursos naturais, o jeito simples de cozinhar e a mistura do tradicional com o novo. Todas essas características são apresentadas no livro por meio de textos, fotos, depoimentos e receitas.

Para a publicação da obra, as biólogas conseguiram recursos junto ao Edital de Apoio à Continuidade de Culturas Tradicionais do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.

O livro também concorre na categoria melhor livro de cozinha local. Os resultados serão anunciados dia 3 de março de 2011, em Paris, durante a cerimônia anual de entrega de prêmios, marcando o primeiro dia da Paris Cookbook Fair.
21/12/2010
14:29:00
03/03/2011
18:00:00
Sergio Fragalli
Não
Não
3539