Aciepe aborda práticas e políticas em Saúde Coletiva
São Carlos
Em 2011 a Atividade de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Investigações aplicadas à Saúde Coletiva", desenvolvida na UFSCar, completa cinco anos de trabalhos consecutivos, promovendo práticas complementares voltadas à análise de diversos aspectos da saúde pública. Os trabalhos são realizados desde 2007, com a participação de graduandos, e coordenados pelos professores Geovani Gurgel e Aline Guerra, ambos do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade.
A proposta das Aciepes é oferecer aos alunos uma experiência educativa, cultural e científica que, articula o ensino, a pesquisa e a extensão com envolvimento de professores, técnicos e estudantes da UFSCar. Segundo o professor Geovani Gurgel, a Aciepe "Investigações aplicadas à Saúde Coletiva" tem como objetivo possibilitar ao graduando a compreensão da realidade do setor e análise dos fatos a partir de métodos científicos. "A proposta da atividade é articular a teoria e a prática com o intuito de desmistificar os conceitos que o senso comum tem acerca da saúde coletiva como sendo uma área desinteressante, com poucos recursos e que recebe os profissionais que não conseguem se inserir em outras esferas. É importante que os estudantes conheçam, por experiência própria, como funcionam e se organizam os serviços em saúde pública. Além disso, essa também é uma forma de iniciar os estudantes na produção científica e acadêmica", explica o professor.
Os encontros da Aciepe "Investigações aplicadas à Saúde Coletiva" são semanais, conforme a disponibilidade do estudante. Durante as atividades, os alunos aprendem sobre os princípios e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalho e as equipes de saúde e o funcionamento dos serviços da rede Saúde-Escola em São Carlos. A atividade é direcionada a estudantes dos cursos de graduação em Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Ciências Biológicas, mas graduandos de outros cursos também podem se inscrever. "Como é o estudante que apresenta a sua proposta de investigação, cada um desenvolve um projeto relacionado com o seu curso. Além dos alunos vindos dos cursos da área da Saúde, já tivemos alunos dos cursos de Música e Matemática. Isso também é um desafio para o professor orientador, que tem de ver as questões relativas à saúde pública sob uma outra perspectiva", afirma o professor.
Para Geovani, a Aciepe também contribui para a formação mais crítica do estudante. A partir das atividades práticas, o aluno é inserido no cotidiano dos serviços de saúde e tem uma percepção mais clara das práticas adotadas. "A saúde pública tem problemas, necessita de mais investimentos, mas também possui muitos méritos. Essa é uma área rica em potencialidades e quem se aproxima e se aprofunda, na maioria das vezes, se apaixona por esse trabalho", reforça o docente.
Além dos professores do DMed, a Aciepe conta com a participação de docentes do Departamento de Enfermagem da UFSCar. Para 2011, são oferecidas 24 vagas aos alunos de graduação da Instituição e o primeiro encontro será no dia 14 de março, no DMed, localizado na área Norte do campus São Carlos. Mais informações sobre as atividades e as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8974 ou pelo e-mail giovanni@ufscar.br.
01/02/2011
14:41:00
20/02/2011
22:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
3581