Aciepe "Educação especial: da teoria à prática" aborda diversos aspectos sobre a inclusão
São Carlos
A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Educação especial: da teoria à prática" tem o primeiro encontro marcado para o dia 18 de março. Esta Aciepe é coordenada pela professora Márcia Duarte, docente do Departamento de Psicologia (DPsi), e visa oportunizar conhecimentos teóricos e práticos sobre questões relacionadas à Educação Especial e à inclusão. As atividades são voltadas para alunos dos cursos de licenciatura e professores da rede regular de ensino.
Um dos objetivos desta Aciepe é fornecer subsídios para que os professores e alunos das diferentes licenciaturas possam refletir sobre as demandas de alunos que apresentam especificidades e que possuem o direito a um ensino de qualidade, além de acesso e permanência na escola. Atualmente, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido um dos principais pontos de discussão no âmbito educacional brasileiro.
Os participantes terão oportunidade de reconhecer a história da Educação Especial e as concepções sobre a deficiência; diferenciar as principais políticas relacionadas à área no contexto da educação brasileira; identificar os diferentes tipos de deficiência, suas possíveis causas e prevenções; e reconhecer os alunos da Educação Especial, além das implicações e práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva. As aulas serão desenvolvidas tanto de forma dialogada e expositiva quanto com leitura e discussão de textos, estudo dirigido, debates e apresentações orais. Também haverá trabalhos em grupo, consulta à Biblioteca e exibição de filmes e documentários.
As atividades serão realizadas todas as quartas-feiras, das 18h15 às 19h45 e o primeiro encontro acontece no Auditório 1 do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), localizado na área Sul do campus São Carlos. Mais informações pelo e-mail marciaduar@yahoo.com.br. (LINK).
02/03/2011
15:44:00
17/03/2011
10:00:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3656