Capes aprova parceria de pesquisadores do DEQ com universidade portuguesa
São Carlos
Um projeto de cooperação internacional, elaborado por docentes do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, foi aprovado, recentemente, pelo Programa Capes/FCT, que pretende promover o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Portgual, visando a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. O projeto "Biologia de Sistemas e Engenharia de Bioprocessos e Sistemas: Capacitação de Pessoal nas Fronteiras da Biotecnologia Industrial" inicia suas atividades neste mês de março e terá duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. Estão previstas a realização de missões de trabalho de curta duração e de missões de estudo, destinadas a doutorado sanduíche ou pós-doutorado.
O professor Roberto de Campos Giordano, docente do DEQ e líder do Laboratório de Desenvolvimento e Automação de Bioprocessos (LaDABio), é coordenador do projeto no Brasil e a instituição parceira é a Universidade do Minho, em Portugal, por meio do seu Departamento de Engenharia Biológica (DEB). A proposta principal deste projeto é promover a interação entre pesquisadores e alunos de Pós-Graduação da universidade lusitana com os Departamentos de Engenharia Química (DEQ) e de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, que atuam em diferentes linhas de pesquisa, mas que apresentam grande sinergia. Também participam das atividades os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), de Engenharia Química (PPGEQ) e de Genética e Evolução (PPGGEv) da UFSCar.
Das oito linhas de pesquisa desenvolvidas no LaDABio da UFSCar, três foram selecionadas para integrar os estudos conjuntos entre pesquisadores do Brasil e de Portugal. Com este projeto as pesquisas em "Inteligência Computacional em Bioprocessos", "Produção de Vacinas Humanas e Animais", e "Engenharia de Bioprocessos e Sistemas (EBS) aplicada à Produção de Bioetanol a partir de Bagaço de Cana-de-Açúcar" passam a contar com a parceria do Grupo de Engenharia de Sistemas de Bioprocessos (BioPSEg) do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Os pesquisadores portugueses dedicam-se à investigação nas áreas da modelação, monitorização e otimização de bioprocessos e à biologia de sistemas e engenharia metabólica.
A cooperação internacional entre a UFSCar e a Universidade do Minho foi formalizada por meio de uma parceria entre a Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal. Mais informações sobre esta parceria estão diponíveis na Internet.
11/03/2011
10:31:00
21/03/2011
10:00:00
Sérgio Fragalli
Não
Não
3669