Docente da UFSCar é reconhecida por sua contribuição à Educação brasileira
São Carlos
No dia 21 de março, a docente Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar, recebeu dois prêmios em reconhecimento à sua contribuição à Educação brasileira. As homenagens aconteceram em Brasília (DF).
O primeiro prêmio foi a Medalha da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, entregue pela Presidente da República Dilma Roussef. A Ordem Nacional do Mérito é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo brasileiro a um cidadão por suas virtudes e mérito excepcional. A homenagem foi entregue a 11 educadoras de nove Estados, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, como parte das homenagens do governo federal às mulheres no mês de março.
A docente também foi homenageada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) por ser a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) e por seus relevantes serviços prestados ao País. A homenagem foi feita durante as comemorações dos oito anos da SEPPIR e entregue pela ministra Luiza Bairros.
Além de ser a primeira mulher negra a ter assento do CNE/MEC, Petronilha foi relatora do parecer 3/2004 do CNE sobre a Lei 10.639/2003, que prevê a obrigatoriedade da inclusão da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio.
30/03/2011
16:48:00
08/04/2011
10:00:00
Gisele Bicaletto
Sim
Não
3708