Aluna do PPGEQ é premiada pela Petrobras
São Carlos
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSCar Cristiane Alves Sierra Pereira foi uma das vencedoras da 5ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia. O trabalho "Catalisadores de Cu (II) ou Fe (III) Suportados EM Tio2 - Atividade no Abatimento de Emissões de Óxidos de Nitrogênio", orientado pelo professor Ernesto A. Urquieta-Gonzalez do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar, foi premiado na categoria Tecnologia de Preservação Ambiental.
Como explica Cristiane, a pesquisa desenvolvida no PPGEQ permite a construção de tecnologias que atuem na redução das concentrações de óxidos de nitrogênio na atmosfera, que estão presentes nos gases emitidos pelas indústrias e queima de combustíveis fósseis, como a gasolina. "É estratégica a busca de processos que minimizem as emissões desses gases poluentes. Processos catalíticos têm se mostrado altamente atrativos para essa finalidade, pois envolvem catalisadores cada vez mais eficientes e, por conseguinte, resultando em processos mais econômicos. Esses processos permitem converter os óxidos de nitrogênio (NOx) em nitrogênio (N2), um gás inerte e inofensivo ao meio ambiente", explica.
Cristiane esclarece que os catalisadores podem ser aplicados em plantas industriais de craqueamento de derivados de petróleo, que geram grandes quantidades de óxidos de nitrogênio. "O foco do trabalho premiado, que desenvolvi durante o mestrado como bolsista Fapesp, foi maximizar a conversão de óxido de nitrogênio a gás nitrogênio através de processo envolvendo catalisadores contendo óxidos de metais de transição como o cobre, ferro ou cobalto depositados numa matriz de titânia", esclarece Cristiane.
Para Cristiane, o Prêmio enriquece sua formação como pesquisadora e reconhece o estudo desenvolvido no Laboratório de Catálise do DEQ-UFSCar como relevante na área de tecnologia de preservação ambiental. A pesquisa premiada faz parte de um conjunto de projetos na área de Catálise Ambiental, que são coordenados pelo professor Ernesto A. Urquieta-González e desenvolvidas no DEQ, desde 1998.
31/03/2011
16:08:00
15/04/2011
18:00:00
Não
Não
3710