Curso de Engenharia de Produção do campus Sorocaba recebe nota máxima em avaliação do MEC
Sorocaba
O curso de Engenharia de Produção do campus Sorocaba da UFSCar recebeu a nota máxima (5) após avaliação do Ministério da Educação (MEC). A melhor nota foi concedida nos três quesitos analisados pelo Ministério: projeto pedagógico, instalações (laboratórios e salas de aula) e qualificação do corpo docente.
Para a professora e coordenadora do curso, Juliana Veiga Mendes, essa avaliação é o reconhecimento do trabalho, dedicação e o comprometimento de todo o corpo docente com o projeto pedagógico do curso, o ensino, a pesquisa e a execução dos projetos de extensão. A docente acredita que a nota da avaliação do MEC dará continuidade ao processo de consolidação do curso, reafirmando o que já vem ocorrendo na prática. "A grande maioria dos alunos formados na primeira turma do curso, já está empregada", relata a professora. A primeira turma do curso teve início em 2006 e a formatura foi realizada em 2010.
O curso de Engenharia de produção do campus Sorocaba da UFSCar oferece aos seus alunos uma sólida formação científica e profissional, promovendo uma capacitação que os ajuda a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista no atendimento às demandas da sociedade. O curso busca desenvolver no aluno habilidades que o transformarão num profissional diferenciado no mercado de trabalho. Dentre elas podem ser destacadas a criatividade, a capacidade de tomar decisões e a atuação em equipes multidisciplinares. O curso oferece 60 vagas em período integral e tem a duração de 10 semestres.
Para atender às exigências do mercado de trabalho, o campus Sorocaba inicia em 2011 a primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e possui também dois grupos de pesquisa. São professores e alunos do campus Sorocaba que integram o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica (Gepitec) e o Grupo de Estudos de Pesquisas em Operações e Logística (Gpol). Esses grupos estão desenvolvendo projetos e pesquisas financiados pela Fapesp, CNPq, Embrapa e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), dentre outros. Além disso, docentes e pesquisadores da área de Engenharia de Produção do campus Sorocaba, também cumprem um papel imprescindível nas discussões sobre a implantação do Parque Tecnológico no Município.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Internet.
12/04/2011
14:32:00
22/04/2011
10:00:00
Márcia Dias
Não
Não
3740