UFSCar convida voluntários para participar de pesquisa sobre o Diabetes Mellitus
São Carlos
Um estudo desenvolvido no Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar necessita de voluntários homens, com idade entre 40 e 65 anos, para participar de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade. O trabalho pretende avaliar o impacto do Diabetes Mellitus na função cardiorrespiratória, além de verificar se há relação entre essas variáveis e mediadores inflamatórios.
A pesquisa é realizada pela fisioterapeuta Cristina de Oliveira Francisco, com orientação da professora Angela Merice de Oliveira Leal, docente do Departamento de Medicina (DMed). O estudo teve início em novembro de 2010 e também conta com a participação da mestranda Sílvia Cristina Garcia de Moura, orientanda da professora Aparecida Maria Catai, também docente do DFisio.
O Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso pode trazer várias complicações à saúde. Por ser um doença crônica, o diabetes não tem cura definitiva, mas existem tratamentos que, se praticados regularmente, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente. Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode desencadear problemas como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas de visão e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
O estudo acontece com 20 voluntários saudáveis e 20 portadores de Diabetes. No trabalho são aplicados teste ergométrico clínico com cardiologista; espirometria (exame que mede a velocidade e a quantidade de ar colocada para dentro e para fora dos pulmões, conhecido com "teste do sopro"); e ergoespirometria (exame que possibilita determinar variáveis respiratórias, metabólicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exercício). Também é realizado um exame de sangue, que serve para avaliar os índices dos mediadores inflamatórios, além de hemograma, perfil lipídico e hemoglobina glicada.
Os procedimentos são aplicados no Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do DFisio da UFSCar, localizado na área Norte do campus São Carlos. Os voluntários não devem fumar e nem possuir histórico de tabagismo. Também não podem ser portadores de doença pulmonar crônica prévia ou doença inflamatória crônica.
Os interessados podem entrar em contato com as pesquisadoras até junho de 2011 pelo telefone (16) 3351-8705.
19/04/2011
10:50:00
20/05/2011
10:00:00
Gisele Bicaletto
Não
Não
3756