Campus Sorocaba da UFSCar realiza palestra sobre a aplicação de marcadores moleculares na conservação de aves em extinção
Sorocaba, São Carlos
No dia 16 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação (PPGDBC) do campus Sorocaba da UFSCar promove a palestra "Marcadores moleculares aplicados à conservação de cracídeos brasileiros ameaçados de extinção". Discute o tema o professor Mercival Roberto Francisco, que atua no campus e é especialista em Ecologia e Recursos Naturais.
Os Cracídeos formam uma família de aves galináceas de cabeça nua com protuberâncias carnudas e bico encurvado. Nos últimos anos, diversas espécies de animais como esses, seriamente ameaçados de extinção, foram salvas devido ao resgate dos indivíduos sobreviventes na natureza e à reprodução monitorada em cativeiro. Um dos grandes desafios para a propagação em longo prazo de animais em zoológicos e criadouros conservacionistas é amenizar a perda de variabilidade genética devido ao tamanho reduzido das populações.
A aplicação de técnicas de genética molecular torna possível o cálculo da distância genética entre os espécimes a serem manejados, para que se possa acasalar os indivíduos menos similares geneticamente, evitando-se a perda de heterozigose (fenômeno no qual dois zigotos são formados por dois óvulos e dois espermatozóides diferentes, formando assim gêmeos diferentes).
O evento acontece a partir das 13 horas, na sala AT11 da Biblioteca Setorial do campus. A palestra é aberta a todos os interessados sem a necessidade de inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail lucianamk@ufscar.br.
06/05/2011
17:53:00
16/05/2011
23:59:00
Arthur Vergennes
Não
Não
3792