Atividades em São Carlos debatem a reforma antimanicomial
São Carlos
O Coletivo 18 de Maio, composto por terapeutas e psicólogos vinculados ao Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade da UFSCar, promove atividades em referência ao Dia Nacional na Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. Estão previstas diversas atividades abertas ao público.
A Rádio UFSCar veicula dois programas em referência ao Dia Nacional na Luta Antimanicomial. No dia 18/5, o Coletivo 18 de Maio, participa do programa Antenado, transmitido às 9h30. No dia 20, o programa Sessão das Seis, transmitido a partir 18h30, organiza uma seleção de músicas que foram trilha sonora em filmes que abordam a saúde mental.
No dia 19, acontece no Teatro de Arena de São Carlos a exibição do filme "Dá pra fazer", a partir das 18h30. A programação terá continuidade no dia 28, no Calçadão, localizado no Centro de São Carlos, onde serão promovidas atividades informativas sobre a Luta Antimanicomial, das 9 às 12 horas. Para finalizar a programação, no dia 2 de junho, será organizada a mesa-redonda "Rede de serviços substitutivos e luta antimanicomial", às 19 horas em local a ser confirmado.
As atividades têm como objetivo promover o debate e reflexão acerca dos processos de tratamentos, alterando o atual modelo que tem como principal estratégia a internação e o cuidado em hospitais psiquiátricos. Também serão debatidas as alternativas de consolidação das propostas da Reforma Psiquiátrica, que prevê a instituição de serviços substitutivos que promovam o cuidado no território com uma reinserção social dos sujeitos.
Os eventos são abertos a todos os interessados e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coletivo18demaio@gmail.com.
18/05/2011
14:12:00
02/06/2011
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
3834