Reitor da UFSCar toma posse como presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu
Araras, Sorocaba, São Carlos
Entidade congrega 28 universidades sediadas em seis países, 1,46 milhões de alunos, 120 mil professores e cerca de 50 mil pesquisadores
Dia 24 de maio, em solenidade realizada em Montevidéu, Uruguai, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, tomou posse como Presidente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Ele dirige a instituição no período 2011-2012. Na ocasião também assumiu o cargo de vice-presidente o Reitor da Universidad Nacional de Assunción, Pedro Gerardo Gonzáles.
A eleição de Araújo Filho para presidência da AUGM ocorreu em abril, durante a realização da LIX Reunião do Conselho de Reitores da Associação, na cidade de Santa Fé, na Argentina. Ele sucede o Reitor da Universidad Nacional de Rosário, Dário Maiorana.
Em seu discurso de posse, o Reitor da UFSCar celebrou o espírito de representação e de rede acadêmica dos países que compõem a Associação. Ele também agradeceu ao Reitor da Universidad de la República, Rodrigo Arocena, que, durante a posse, enalteceu os 20 anos da AUGM. "Nossa Universidade faz parte da AUGM há bastante tempo e eu tenho expectativa que com nossa participação nós consigamos ampliar a participação das universidades brasileiras em todos os programas. A AUGM tem um grupo já consolidado e uma importância fundamental para nós todos da América do Sul", ressaltou o novo presidente da AUGM.
Criada em 1991, a AUGM congrega universidades públicas de seis países da região Sul da América Latina. A rede possui 28 universidades, 1,46 milhões de alunos, 120 mil professores e cerca de 50 mil pesquisadores dedicados a um número estimado de 30 mil projetos de pesquisa. Os objetivos da entidade são a integração e cooperação educativa e regional em defesa da Educação Superior Pública considerada como um direito humano universal e um bem público social.
Por meio da AUGM são mantidos vários convênios, como, por exemplo, o da Rede Mercocidades para difusão e transferência de conhecimento, formação e capacitação e o desenvolvimento de projetos conjuntos. Com o Parlamento do Mercosul, a Associação também mantém acordo semelhante visando, principalmente, consolidar os processos de integração no bloco.
24/05/2011
18:50:00
24/06/2011
18:50:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
3856