Docentes do campus Sorocaba organizam livro sobre a APA de Itupararanga
Sorocaba
nformações e dados sobre o ecossistema aquático do reservatório da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga estão presentes no livro "Biodiversidade na APA Itupararanga: Condições atuais e perspectivas futuras", organizado por André Cordeiro do Santos, professor do campus Sorocaba da UFSCar; Sandra Eliza Beu, da Fundação Florestal e Gestora da APA; Simone Pereira Casali, professora substituta do campus Sorocaba até o final de 2010. A obra também reúne informações sobre os ecossistemas do entorno da APA, a fauna e a flora terrestre e aquática, incluindo o plânctons e a comunidade microbiológica da região.
O livro contou com contribuições de pesquisadores, alunos e professores da USP-São Carlos, USP-Leste, UFSCar, PUC Sorocaba, Unesp Sorocaba, UNIP, Instituto de Botânica e Fundação Florestal e foi viabilizado pela parceria entre a UFSCar, Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Fundação Florestal e apoio da CCR/Via Oeste.
De acordo com Santos, a represa de Itupararanga tem grande importância para Sorocaba e região e municípios como Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim devem ficar atentos para preservar a qualidade das águas da represa, que é o principal manancial de abastecimento público da região. "Além de atender a população de algumas cidades que se localizam em seu entorno, o reservatório abastece também o município de Sorocaba, que é o maior consumidor de suas águas", explica.
A criação do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, em agosto de 1995, foi o primeiro passo para proteger a represa, responsável pelo abastecimento de 63% da população da região. Desde a sua implantação, o Comitê estabeleceu como prioridade a transformação da área da represa em APA - Área de Proteção Ambiental -, fato que ocorreu em dezembro de 1998, com a promulgação da Lei nº 10.100, instituindo a APA de Itupararanga.
Quem tiver interesse em adquirir um exemplar do livro pode entrar em contato com o professor André Cordeiro dos Santos, pelo e-mail andrecas@ufscar.br.
31/05/2011
17:14:00
11/06/2011
10:00:00
Márcia Dias
Não
Não
3881