UFSCar participa de desenvolvimento de software inteligente

São Carlos
Pesquisadores da UFSCar, em parceria com pesquisadores da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, desenvolvem um programa de computador capaz de aprender de forma autônoma. O objetivo é mostrar que o computador Never-Ending Language Learner (NELL) pode adquirir conhecimento continuamente e ter autonomia suficiente para revisar e ampliar seu conhecimento a partir de novas descobertas. O pesquisador Rafael Hruschka Júnior, participante do projeto e professor do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, conta que esse tipo de aprendizado contínuo é inspirado na forma como os seres humanos aprendem, pois quando a pessoa nasce, ela inicia a construção de sua base de conhecimento a partir de pequenas dicas e da exploração do ambiente. “O NELL é o primeiro sistema computacional inteligente na história da Computação a aprender de maneira contínua em um processo chamado de aprendizado sem fim. Assim como nós seres humanos, o NELL aprende mais à cada dia e utiliza os conceitos já aprendidos para evoluir sua capacidade de aprendizado e sua base de conhecimento automaticamente”, destaca Estevam Júnior. O NELL está inserido no projeto Read the Web, desenvolvido em parceria entre a UFSCar e os pesquisadores norte-americanos. A ideia do "Leitura da Web" é utilizar uma aplicação real para mostrar a viabilidade do NELL. Para isso, inicialmente, o computador recebeu algumas informações de temas sobre os quais ele deveria aprender, como localidades, empresas, livros e pessoas, e a partir daí começou a "ler" o conteúdo da web para extrair conhecimento dos temas definidos. O projeto ainda está em desenvolvimento no DC da UFSCar e, no futuro, pode, por exemplo, otimizar os serviços de busca na Internet, a partir de associações de palavras que possibilitam respostas mais precisas de acordo com as necessidades do usuário. Além de auxiliar na busca, o programa também seleciona fontes confiáveis de informação e atua na averiguação da veracidade do conteúdo, comparando os resultados obtidos na web. Para Estevam Júnior, um ponto muito importante no aprendizado contínuo é que haja uma forma de validação interna que evite o aprendizado e a propagação de erros. "Para evitar tais equívocos, o NELL tem um conjunto de componentes de aprendizado e um conjunto de temas a aprender. Dessa forma, um dado conhecimento só será considerado verdadeiro ou aprendido caso haja evidência suficiente da veracidade de tal conhecimento", aponta o professor O projeto desenvolvido na UFSCar foi destaque na Revista Galileu do mês de maio. A matéria pode ser conferida no site da publicação. No final do ano passado, a Revista Pesquisa Fapesp também publicou uma matéria sobre o projeto NELL.
10/06/2011
15:06:00
20/06/2011
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Enzo Kuratomi
Não
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