Projeto busca ampliar a capacidade de sistemas computacionais para processarem grandes volumes de dados
São Carlos
Aumentar a capacidade de sistemas computacionais para processarem grandes volumes de dados utilizando milhares de computadores simultaneamente. Este é o objetivo principal de um projeto desenvolvido pela parceria entre professores do Departamento de Computação (DC) da UFSCar e um Grupo de Pesquisa da Universidade Pierre e Marie Curie (Paris VI) da França. O estudo abrange a área de Ciência da Computação e aborda o tema "SAMPA: Análise de Escalabilidade de Aplicações MapReduce".
Os sistemas computacionais são empregados atualmente em áreas como a indexação de documentos da web para acelerar a busca de informações; processamento de informações em redes sociais; sistemas de recomendação baseada no comportamento de usuários e consumidores; aprendizagem de máquina; mineração de dados em grandes bancos de dados; processamento de imagens; dentre outras aplicações. O desenvolvimento em várias áreas da ciência tem criado necessidades cada vez maiores em termos de poder computacional, mas a forma com que os sistemas são construídos impõe determinados limites ao seu crescimento e o projeto tem como finalidade estudar e ampliar tais limites.
O professor Hermes Senger, do DC da UFSCar, que participa da pesquisa, explica como funciona o trabalho dos brasileiros. "Nós da equipe da UFSCar queremos investigar soluções em termos da arquitetura dos sistemas computacionais de hardware e software para fazer com que esses sistemas possam crescer ainda mais e resolver problemas computacionais de maior porte", afirma o docente. No Brasil, o projeto é financiado pela Fapesp e na França o apoio é do CNRS. O desenvolvimento da pesquisa tem término previsto para dezembro de 2012.
Mais informações podem ser obtidas do telefone (16) 3351-8593 ou no site da Fapesp.
14/06/2011
14:23:46
20/06/2011
10:00:00
Agnes Luiz
Não
Não
3908