No ano passado esse mercado cresceu 18% no Brasil em número de itens comercializados
Sorocaba
As marcas próprias que estão cada dia mais populares e podem ser encontradas com frequência nas grandes redes de hirpermercados são o tema do livro "Gestão de Marcas Próprias: Novas Dimensões para Indústria, Atacado e Varejo", lançado recentemente pela Editora Atlas. A obra tem em sua autoria a participação dos professores da UFSCar Éderson Luiz Piato, do campus Sorocaba, e Andrea Lago da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, e é destinada a profissionais, pesquisadores e estudantes interessados no entendimento das decisões de marcas próprias.
Produtos com marca própria são aqueles de propriedade dos varejistas, atacadistas, associações ou qualquer outro distribuidor de bens de consumo, registrados e comercializados com exclusividade. Segundo o Núcleo de Varejo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle (registro) da marca e que normalmente não possui unidade produtora".
De acordo com o professor Piato, o livro mostra as aplicações da marca própria em diferentes organizações e tem como objetivo apresentar diretrizes que orientam a análise e a tomada de decisão sobre a adoção da estratégia de marcas próprias. Há anos os produtos de marcas próprias são realidade em mercados europeus. Em alguns países, como Reino Unido e Suíça, as marcas próprias possuem cerca de 50% de participação de mercado. Nos EUA, as marcas próprias representaram 17% das vendas dos supermercados em 2010 (crescimento de 12,6%). Nos países da América Latina, destacam-se a Argentina (8%) e o Chile (7%).
O Brasil configura um mercado em desenvolvimento, pois a participação das marcas próprias no país é de apenas 6% em volume, embora o número de itens de marcas próprias comercializados em 2010 tenha crescido 18%. Esse crescimento se deve a uma maior aceitação por parte de diversos segmentos de consumidores de diferentes classes sociais (D/C/B/A), o que expandiu a abrangência da comercialização. Além disso, os consumidores estão gradativamente experimentando as marcas do ponto-de-venda e readquirindo confiança na compra, já que no passado as marcas próprias tiveram sua imagem desgastada devido a problemas de qualidade e estratégias inadequadas de comercialização.
O livro "Gestão de Marcas Próprias: Novas Dimensões para Indústria, Atacado e Varejo" apresenta o tema de forma concisa e didática, mas com uma visão ampla sobre o mercado das marcas próprias. A obra também conta com a participação de Verônica Angélica Freitas de Paula, docente da Universidade Federal de Uberlândia, está organizada em cinco capítulos e traz exemplos e casos práticos que visam ampliar e facilitar o entendimento, possibilitando o exercício dos conceitos apresentados.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Atlas nas principais livrarias. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail piato@ufscar.br.
Produtos com marca própria são aqueles de propriedade dos varejistas, atacadistas, associações ou qualquer outro distribuidor de bens de consumo, registrados e comercializados com exclusividade. Segundo o Núcleo de Varejo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle (registro) da marca e que normalmente não possui unidade produtora".
De acordo com o professor Piato, o livro mostra as aplicações da marca própria em diferentes organizações e tem como objetivo apresentar diretrizes que orientam a análise e a tomada de decisão sobre a adoção da estratégia de marcas próprias. Há anos os produtos de marcas próprias são realidade em mercados europeus. Em alguns países, como Reino Unido e Suíça, as marcas próprias possuem cerca de 50% de participação de mercado. Nos EUA, as marcas próprias representaram 17% das vendas dos supermercados em 2010 (crescimento de 12,6%). Nos países da América Latina, destacam-se a Argentina (8%) e o Chile (7%).
O Brasil configura um mercado em desenvolvimento, pois a participação das marcas próprias no país é de apenas 6% em volume, embora o número de itens de marcas próprias comercializados em 2010 tenha crescido 18%. Esse crescimento se deve a uma maior aceitação por parte de diversos segmentos de consumidores de diferentes classes sociais (D/C/B/A), o que expandiu a abrangência da comercialização. Além disso, os consumidores estão gradativamente experimentando as marcas do ponto-de-venda e readquirindo confiança na compra, já que no passado as marcas próprias tiveram sua imagem desgastada devido a problemas de qualidade e estratégias inadequadas de comercialização.
O livro "Gestão de Marcas Próprias: Novas Dimensões para Indústria, Atacado e Varejo" apresenta o tema de forma concisa e didática, mas com uma visão ampla sobre o mercado das marcas próprias. A obra também conta com a participação de Verônica Angélica Freitas de Paula, docente da Universidade Federal de Uberlândia, está organizada em cinco capítulos e traz exemplos e casos práticos que visam ampliar e facilitar o entendimento, possibilitando o exercício dos conceitos apresentados.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Atlas nas principais livrarias. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail piato@ufscar.br.
04/07/2011
16:03:21
09/07/2011
10:00:00
Márcia Dias
Não
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