Campus São Carlos recebe vistoria visando candidatura como Centro de Treinamento de Seleções

São Carlos
Município de São Carlos poderá estar entre os 64 locais que receberão seleções durante a Copa do Mundo de 2014
O Campus São Carlos da UFSCar recebeu, na manhã do dia 13 de julho, uma visita técnica da empresa Arena do Brasil Ltda., contratada pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 para vistoriar as cidades com candidatura para sediarem os Centros de Treinamento de Seleções (CTS). São Carlos está inscrita com a possibilidade de utilização do Estádio do Luizão e do Parque Esportivo da UFSCar.

Em 2014, a Copa do Mundo terá 12 sedes, onde ocorrerão os jogos, e 64 locais aptos a serem utilizados como CTS. Esses Centros, compostos por um local de treinamento e um hotel oficial, servirão, cada um, como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da FIFA.

Em São Carlos, o representante do Comitê Organizador foi recebido no início da manhã pelo Prefeito Municipal Oswaldo Baptista Duarte Filho, no Paço Municipal. De lá, a comitiva, formada também por outros representantes da Prefeitura Municipal e da UFSCar, se dirigiu para o Estádio do Luizão. Na UFSCar, a recepção ocorreu no Gabinete da Reitoria pelo Vice-Reitor da Universidade, Pedro Galetti Júnior. Na Universidade foram visitados o campo de futebol, vestiários, piscina, Ginásio de Esportes, quadras poliesportivas e a Unidade Saúde-Escola. Todo o processo de vistoria foi acompanhado por representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Departamento de Esportes (DeEsp), Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) e Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

Segundo Galetti Júnior, a expectativa é que São Carlos e a UFSCar sejam selecionados e possam investir recursos para a adequação dos locais para recebimento de uma seleção mundial. O Vice-Reitor afirmou que a Universidade está se comprometendo em buscar os apoios necessários para que isso seja viável. A recepção de uma equipe é importante, segundo ele, porque projeta o nome do Município e da Universidade e atrai investimentos importantes para as áreas de Esportes e Saúde. Para Galetti, o diferencial da UFSCar deve ser a estrutura que ela possui por conta dos seus cursos de graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa e extensão nessas áreas. Na área de Fisioterapia - referência importante para as seleções, que dependem desse serviço durante os treinamentos -, por exemplo, a Universidade possui um dos cursos mais reconhecidos do País.

Na análise realizada hoje no Luizão e na UFSCar, foram avaliados vários detalhes técnicos nos campos e instalações, dentre eles os sistemas de abastecimento elétrico e de água, os acessos para as equipes e para a Imprensa, o local para realização de entrevistas, vestiários, demais instalações para os atletas, tipo de solo e drenagem. Além disso, foram avaliados requisitos como distância para o aeroporto e para local de hospedagem. Visitas como esta ocorrerão até o final de julho nas demais cidades candidatas.

As cidades selecionadas pela FIFA farão parte de um material virtual, com fotos e informações dos locais, que será distribuído para todas as federações e confederações que estão participando das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA ainda neste ano. Segundo informações do Comitê Organizador, pretende-se oferecer à FIFA um número maior que os 64 oficiais, com 90 opções de CTS para as seleções participantes. A escolha por um CTS é feita exclusivamente pelas equipes e só acontece depois do sorteio final da Copa do Mundo, marcado para dezembro de 2013. O processo de seleção é comandado pela FIFA.

13/07/2011
16:16:05
31/07/2011
23:59:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
3961