Autoria e tratamento editorial de textos são temas de livro
São Carlos
A professora Luciana Salazar Salgado, docente do Departamento de Letras da UFSCar, lançou recentemente o livro "Ritos genéticos editoriais - autoria e textualização". A obra é o resultado de pesquisas sobre autoria e tratamento editorial de textos e faz uma reflexão sobre os aspectos essenciais e nem sempre evidentes desse tipo de trabalho. Na publicação, a autora mobiliza conceitos e problemas que complementam e ampliam o que a bibliologia, a crítica textual, as gramáticas normativas e os manuais de redação e estilo foram capazes de fornecer até o momento.
A obra pretende ser útil para os interessados em estudar o funcionamento do mercado editorial e as problemáticas discursivas, comunicacionais e culturais que se põem nesse estudo. Os aspectos abordados no livro interessam tanto aos linguistas e aos analistas de discurso como aos editores, copidesques e revisores que estejam em busca de novos subsídios para o trabalho nesta área e para a reflexão sobre a prática.
Em sua nota introdutória, a autora destaca que suas reflexões são resultados de um estudo discursivo do mercado editorial brasileiro referente ao período entre 2003 e 2007, tomado como marco inicial na promulgação da chamada Lei do Livro. Segundo Luciana, seu texto é bastante fiel à pesquisa de doutorado desenvolvida no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do professor Sírio Possenti. Além disso, parte do que foi reunido nos capítulos teve circulação em artigos realizados antes e durante o estágio de pós-doutorado no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da professora Norma Discini, com bolsa da Fapesp, a qual também financiou a publicação. Interessados na obra podem acessar o site da Editora Blumme Outras informações também podem ser obtidas, diretamente com a autora, pelo e-mail lucianasalazar@ufscar.br.
A obra pretende ser útil para os interessados em estudar o funcionamento do mercado editorial e as problemáticas discursivas, comunicacionais e culturais que se põem nesse estudo. Os aspectos abordados no livro interessam tanto aos linguistas e aos analistas de discurso como aos editores, copidesques e revisores que estejam em busca de novos subsídios para o trabalho nesta área e para a reflexão sobre a prática.
Em sua nota introdutória, a autora destaca que suas reflexões são resultados de um estudo discursivo do mercado editorial brasileiro referente ao período entre 2003 e 2007, tomado como marco inicial na promulgação da chamada Lei do Livro. Segundo Luciana, seu texto é bastante fiel à pesquisa de doutorado desenvolvida no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do professor Sírio Possenti. Além disso, parte do que foi reunido nos capítulos teve circulação em artigos realizados antes e durante o estágio de pós-doutorado no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão da professora Norma Discini, com bolsa da Fapesp, a qual também financiou a publicação. Interessados na obra podem acessar o site da Editora Blumme Outras informações também podem ser obtidas, diretamente com a autora, pelo e-mail lucianasalazar@ufscar.br.
20/07/2011
15:49:08
22/08/2011
8:00:00
Márcia Dias
Não
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