Campus Sorocaba da UFSCar realiza a I Festa Tropeira em homenagem ao aniversário do município

Sorocaba, São Carlos
Evento contará com apresentações musicais e comidas típicas
O campus Sorocaba da UFSCar realiza no dia 18 de agosto, a "I Festa Tropeira". O evento faz parte das comemorações dos cinco anos do campus e presta uma homenagem ao aniversário de Sorocaba, que completou 357 anos no dia 15 de agosto.

A Festa terá várias apresentações culturais e musicais, entre elas o forró do Trio Macaíba, a dança do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta, a energia do Maracatu Matinta Perera e músicas de raiz, além de barracas com comidas e bebidas típicas. A festa tem entrada franca e acontece no estacionamento do campus Sorocaba, a partir das 18 horas. 

Para o diretor do campus Sorocaba, Isaías Torres, o evento valoriza a relação da Universidade com município. Este será o primeiro evento festivo voltado às comunidades interna e externa do campus Sorocaba da UFSCar e também a primeira Festa Tropeira a ser realizada em conjunto pelos centros acadêmicos, numa proposta de integração. 

Cultura Tropeira - Sorocaba mantém laços históricos com o Sul do país através do ciclo comercial do tropeirismo. Essa rica cultura estará representada na Festa Tropeira por meio do CTG Fronteira Aberta. O coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduziu pelas ruas do povoado de Sorocaba a primeira tropa de muares no ano de 1733, inaugurando o ciclo do tropeirismo. Sorocaba tornou-se então um marco obrigatório para os tropeiros devido a sua posição estratégica, eixo econômico entre as regiões Norte, Nordeste e Sul.

Com o fluxo de tropeiros, o povoado ganhou uma feira onde os brasileiros de todos os estados reuniam-se para comercializar animais, a nossa tradicional Feira de Muares. Este fluxo intenso de pessoas e riquezas promoveu o desenvolvimento do comércio e das indústrias caseiras baseadas na confecção de facas, facões, redes de pesca, doces e objetos de couro para a montaria.

Forró - A apresentação do Trio Macaíba agita o público com estilo característico do grupo formado no ano 2000 por músicos que se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP). O grupo é integrado por Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz), que se dedicam ao chamado “forró pé de serra”, referência às áreas onde se desenvolveu o gênero.

O campus Sorocaba da UFSCar fica localizado na Rodovia João Leme dos Santos, km 110. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-6000.
17/08/2011
14:54:00
18/08/2011
23:59:00
Artur Vergennes
Não
Não
4017