Empresa homenageia a UFSCar pelos sucessos em parcerias de pesquisa e inovação

São Carlos
No último mês de julho, a UFSCar recebeu, em Brasília, uma homenagem pelos trabalhos desenvolvidos em conjunto com a empresa Alcoa, uma das principais produtoras mundiais de alumínio, com atuação em 31 países. O professor Victor Pandolfelli, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade e coordenador da parceria, representou a Instituição e recebeu um documento que reconhece a importância do convênio no desenvolvimento de pesquisas e produtos ligados ao setor siderúrgico. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do Presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld; e o presidente da Alcoa na América Latina e Caribe, Franklin Feder.

Como explica o professor Pandolfelli, a relação recíproca entre a UFSCar e a Alcoa já existe desde o ano de 1990. No entanto, em 1985 já eram estabelecidos programas de estágios entre os graduandos da Universidade e a empresa. Ao longo do tempo, o docente do DEMa destaca a participação de aproximadamente 80 alunos de graduação em estágios curriculares na Alcoa, além do desenvolvimento de pesquisas nos âmbitos da graduação e pós-graduação, a publicação de artigos e divulgação de resultados de estudos e patentes realizados pela parceria. "O convênio entre a UFSCar e a Alcoa foi reconhecido como modelo, já que atua efetivamente em pesquisa, educação, formação e capacitação profissional", aponta o professor.

Pandolfelli também afirma outro aspecto importante que mostra a evolução da parceria - a  construção do Laboratório Alcoa -, instalado no DEMa, que atualmente desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com alunos de graduação e pós-graduação. O professor aponta que, no decorrer do convênio, já foram desenvolvidos produtos como softwares de simulação e equipamentos utilizados na produção de insumos para a indústria de alumínio. Além de contribuir na formação de profissionais qualificados, com os programas de estágio, a participação de profissionais da Alcoa no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar possibilita a aproximação da universidade com as demandas do setor produtivo.

Para Pandolfelli, o melhor resultado da relação entre a Alcoa e a UFSCar é a geração de profissionais qualificados que atuam tanto no setor industrial quando na docência e pesquisa. "Durante os 20 anos tivemos a preocupação maior na formação de pessoas que atuam em diversos setores no Brasil e no exterior e até hoje essa relação rende ótimos resultados", afirma.

Atualmente, as pesquisas realizadas em conjunto pela Universidade e a empresa visam o desenvolvimento de materiais refratários mais resistentes a altas temperaturas que assegurem a integridade do material fundido, a segurança no transporte e aplicações em fornos siderúrgicos.

02/09/2011
10:15:51
11/09/2011
10:00:00
Enzo Kuratomi
Sim
Não
4060