Aluno do campus Sorocaba recebe prêmio de melhor trabalho de Iniciação Científica na área de ensino de genética
Sorocaba
O aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Felipe Domingos dos Santos, do campus Sorocaba da UFSCar, foi premiado no 57 º Congresso Brasileiro de Genética, realizado na cidade de Águas de Lindóia (SP), entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. O aluno recebeu o prêmio de melhor trabalho de Iniciação Científica (Painel) na área de Ensino de Genética, ao abordar em seu estudo a temática Revisão Histórico-Filosófica da Teoria Cromossômica da Herança: uma proposta para o ensino de ciências .
O seu trabalho foi desenvolvido com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sob orientação do professor Fernando de Faria Franco, do Departamento de Biologia (DBio), e co-orientação do professor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
De acordo com o orientador, nesse projeto foi observado que os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades para estabelecer as relações entre as leis básicas de herança mendeliana com o comportamento dos cromossomos na divisão celular meiótica, responsável pela formação dos gametas. Dessa forma, completa o professor, "a não compreensão de que os genes estão ligados aos cromossomos compromete o entendimento da hereditariedade". Para superar esse problema, a proposta sugerida pelos autores do estudo, foi a utilização de uma abordagem histórico-filosófica no ensino, apresentando aos alunos como o conhecimento a respeito da Teoria Cromossômica da Herança foi construído.
Segundo o professor, essa proposta contribui para fazer a diferença no ensino de Ciências. "Esse tipo de abordagem ao mesmo tempo que informa, humaniza as ciências, permitindo a reflexão dos estudantes sobre como os conceitos são estabelecidos e como eles podem ser modificados ao longo do tempo", comenta.
Interessados em conhecer o estudo premiado podem entrar em contato pelo e-mail franco@ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-5982.
O seu trabalho foi desenvolvido com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sob orientação do professor Fernando de Faria Franco, do Departamento de Biologia (DBio), e co-orientação do professor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
De acordo com o orientador, nesse projeto foi observado que os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades para estabelecer as relações entre as leis básicas de herança mendeliana com o comportamento dos cromossomos na divisão celular meiótica, responsável pela formação dos gametas. Dessa forma, completa o professor, "a não compreensão de que os genes estão ligados aos cromossomos compromete o entendimento da hereditariedade". Para superar esse problema, a proposta sugerida pelos autores do estudo, foi a utilização de uma abordagem histórico-filosófica no ensino, apresentando aos alunos como o conhecimento a respeito da Teoria Cromossômica da Herança foi construído.
Segundo o professor, essa proposta contribui para fazer a diferença no ensino de Ciências. "Esse tipo de abordagem ao mesmo tempo que informa, humaniza as ciências, permitindo a reflexão dos estudantes sobre como os conceitos são estabelecidos e como eles podem ser modificados ao longo do tempo", comenta.
Interessados em conhecer o estudo premiado podem entrar em contato pelo e-mail franco@ufscar.br ou pelo telefone (15) 3229-5982.
26/09/2011
10:20:24
30/09/2011
23:59:00
Márcia Dias
Não
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