Docentes da UFSCar conquistam primeiro lugar em categoria de prêmio de fotografia do CNPq

Araras, Sorocaba, São Carlos
Dois docentes do Departamento de Física mostram um campo magnético em supercondutores em imagem premiada
Os docentes Fabiano Colauto e Wilson Aires Ortiz, do Departamento de Física da UFSCar, foram contemplados no I Prêmio Fotografia Ciência & Arte, em primeiro lugar na categoria "Micro: Lupas, Microscópio, Microscópio Eletrônico - Fotomicrografia".

A premiação foi concebida para a criação de um acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. Esta primeira edição do prêmio contou com 1.200 trabalhos inscritos, sendo que 581 pré-selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) concorreram na etapa final.

A imagem registrada por Wilson e Fabiano mostra um campo magnético em supercondutores, no caso o supercondutor usado foi o nióbio, material metálico de abundância no Brasil. A maioria dos materiais supercondutores são estudados por meio de técnicas chamadas magnetometrias. "Ao invés de cálculos e gráficos, temos algo visual do que acontece no material. Já que através das medidas não conseguimos em muitos casos entender o que está acontecendo dentro do material supercondutor. Com a imagem já podemos visualizar o que está acontecendo, permitindo descrever o fenômeno do material. Aquelas ramificações que parecem árvores mostram os campos magnéticos e o campo escuro é onde não há campo magnético." explica Fabiano.

O trabalho também será exposto em Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 17 a 23 de outubro. Para conferir os outros trabalhos premiados visite o site da premiação.

07/10/2011
16:04:59
17/10/2011
10:00:00
Arthur Belotto
Sim
Não
4172