Tese desenvolvida no PPGF é premiada pela Sociedade Brasileira de Física

São Carlos
O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar, Alexandre Dodonov, recebeu a menção honrosa do Prêmio José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2010, oferecido pela Sociedade Brasileira de Física. O trabalho "Medições destrutivas e não-destrutivas em campos eletromagnéticos e processos não estacionários em Eletrodinâmica Quântica de circuitos" foi orientado pelo docente Sylvain Mizrahi, do Departamento de Física da UFSCar, e defendido em 2009.

A tese é resultado de estudos desenvolvidos por Dodonov desde o mestrado no PPGF e também durante o estágio de doutorado realizado na Universidade de Harvard, sob supervisão dos docentes Susanne Yelin e Mikhail Lukin. O trabalho atua na Óptica Quântica, uma subárea de Física Quântica que estuda as propriedades quânticas da luz e a interação entre a luz e a matéria no limite de poucos átomos e poucos fótons. "As aplicações dos resultados da minha pesquisa estão no ramo de pesquisa básica em Óptica Quântica e Informação Quântica. Como exemplos, posso mencionar a implementação de novos esquemas de medição de sistemas quânticos por meio de fotocontagem, geração de estados quânticos sofisticados em cavidades ópticas e em circuitos supercondutores, um melhor entendimento da dissipação em Mecânica Quântica e realização do Efeito Casimir Dinâmico com átomos artificiais supercondutores", explica Dodonov.

Para ele, o prêmio é um importante reconhecimento pelas pesquisas desenvolvidas na Universidade e também para sua carreira acadêmica. "O prêmio é importante por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido durante o meu doutorado e é uma motivação adicional para continuar a minha pesquisa nesta área. Para o Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar, na minha opinião, este prêmio é importante por reconhecer que a pesquisa realizada no Departamento de Física, e em particular no grupo de Óptica Quântica e Informação Quântica, é de altíssimo nível, tanto no cenário nacional, quanto internacional", afirma.  Atualmente, Alexandre Dodonov é professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB).

A tese "Medições destrutivas e não-destrutivas em campos eletromagnéticos e processos não estacionários em Eletrodinâmica Quântica de circuitos" pode ser acessada no banco de teses e dissertações da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar.
16/11/2011
11:27:00
26/11/2011
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
4289